Durante o último final de semana passaram por Porto Rico cerca de 40 mil pessoas, gerando uma grande quantidade de resíduos orgânicos e recicláveis.
É importante destacar que os trabalhos de limpeza e de coleta de lixo foram mantidos durante todo o final de semana. Somente sábado e domingo foram coletadas cerca de 24 toneladas de resíduos orgânicos, sem contar os resíduos recicláveis, destinados à Associação dos Recicladores de Porto Rico.
Só para ter uma ideia do fluxo de visitantes no município, o transporte de pessoas para a Praia Santa Rosa no sábado foi interrompido no meio da tarde, pois o local estava com a lotação máxima. A limpeza da Praia Santa Rosa também foi feita durante todos os dias do último final de semana, como já ocorre desde o início da temporada.
Mesmo com número reduzido de servidores, o município manteve os serviços essenciais, entre eles o da limpeza pública. Na segunda-feira (3), com o número reduzido de turistas na cidade, a limpeza pública foi intensificada.
Está prevista ainda a lavagem de toda a orla, com a utilização do caminhão-pipa do município, como ocorre frequentemente.
É importante destacar, ainda, que a orla possui lixeiras fixas espalhadas por toda extensão. O descarte correto do lixo é de responsabilidade do cidadão, para que posteriormente possa ser recolhido pelos servidores municipais e dada a destinação correta. “Se cada cidadão fizer a sua parte, teremos uma cidade limpa e organizada. O lixo gerado é de responsabilidade de todos nós”, declarou o prefeito Álvaro de Freitas Netto (Arapongas).