(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

INFÂNCIA

Saúde capacita profissionais para ampliar cuidado

Com o objetivo de qualificar e ampliar as ações voltadas ao cuidado integral na primeira infância, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, a partir desta quarta-feira (23), a Capacitação de Multiplicadores da Linha de Cuidado Saúde da Criança. O evento, que segue até quinta (24), em Curitiba, reúne 150 profissionais das áreas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher e Atenção Primária à Saúde (APS) das 22 Regionais de Saúde e dos municípios-sede.

A capacitação tem como foco preparar referências técnicas que atuarão como multiplicadores da linha de cuidado nos territórios, fortalecendo a atuação das equipes locais e promovendo o acompanhamento qualificado das crianças de zero a dois anos.

“A atenção à saúde da criança nos primeiros anos de vida é determinante para o desenvolvimento saudável e para a redução da mortalidade infantil. A Sesa tem investido na capacitação das equipes para garantir um cuidado integral, próximo das famílias e com base em evidências. Essa linha de cuidado fortalece a Atenção Primária e articula toda a rede de saúde”, destacou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

A Linha de Cuidado Saúde da Criança é uma ferramenta estratégica que organiza e orienta as ações dos serviços de saúde relacionadas ao crescimento e desenvolvimento infantil. Com diretrizes claras, o instrumento propõe práticas de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, assegurando um cuidado humanizado e integral, especialmente no âmbito da APS.

Um dos principais destaques da linha é a qualificação da puericultura, com a utilização da estratificação de risco ao nascimento e a cada consulta, permitindo a identificação precoce de agravos e contribuindo diretamente para a redução da mortalidade infantil.

Segundo a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski, o trabalho articulado com os municípios e regionais é essencial para o sucesso da iniciativa. “Estamos formando multiplicadores que serão referência em seus territórios. Essa formação técnica fortalece a rede e garante que o cuidado com as crianças aconteça de forma contínua, sensível e resolutiva, respeitando as necessidades locais e promovendo saúde com equidade”, afirmou.

A linha também reforça a importância do cuidado compartilhado e da articulação intersetorial com áreas como assistência social, educação e justiça, fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e garantindo o acesso das crianças aos serviços adequados de forma coordenada.

Compartilhe: