(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

PARANAVAÍ

Fechamento de canteiros na Heitor Furtado reduz a zero o número de acidentes de trânsito

Informação da administração municipal considera o trecho compreendido entre a BR-376 e a Avenida Martin Luther King a partir de 11 de fevereiro deste ano até a última sexta-feira

REINALDO SILVA

Da Redação

No dia 11 de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Paranavaí começou a fechar os canteiros da Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado. A instalação de meios-fios no trecho compreendido entre a BR-376 e a Avenida Martin Luther King, nos dois sentidos da via, reduziu a zero o número de acidentes.

A informação foi repassada ao Diário do Noroeste pela Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito. De acordo com o titular da pasta, Ademir Giandotti, a mudança de cenário em relação ao período anterior à intervenção é marcante: “Somente no ano de 2024, foram registrados 49 boletins de ocorrência nesse trecho”, apontou em nota, referindo-se à extensão da avenida desde o trevo de acesso à cidade até a Vila Operária.

O secretário também citou relatos de comerciantes que davam conta de três a quatro acidentes a cada semana, números não contabilizados por não haver notificação oficial. Eram casos em que, sem vítimas com ferimentos graves ou danos significativos nos veículos, os condutores deixavam o local da colisão logo em seguida.

Grande desafio é fazer com que os condutores de veículos sigam as sinalizações nas vias paralelas
Foto: Ivan Fuquini

Em conversa informal com a reportagem do Diário do Noroeste, empresários confirmaram os resultados positivos da mudança na Avenida Heitor Furtado. Desde a instalação dos meios-fios, não presenciaram mais acidentes – exceto em situações pontuais, mas sem gravidade, como quando um motociclista trafegava em direção à via principal enquanto utilizava o telefone celular e não percebeu a barreira; o impacto danificou a estrutura de concreto erguida perto do terminal rodoviário, no sentido Centro-Jardim São Jorge.

Cabe ressaltar que na tarde desta segunda-feira (28), o fechamento dos canteiros já havia avançado para além das proximidades da Avenida Martin Luther King, chegando até o encontro da Avenida Heitor Furtado com a Rua Catulo da Paixão.

Na tarde de segunda-feira, instalação dos meios-fios havia chegado até o encontro com a Rua Catulo Paixão
Foto: Ivan Fuquini

Na nota enviada ao Diário do Noroeste, Ademir Giandotti reforçou “o compromisso da Secretaria com a segurança viária”, demonstrando que “intervenções técnicas e planejadas podem gerar impactos diretos e positivos na prevenção de sinistros, protegendo vidas e promovendo um trânsito mais seguro para todos”.

O objetivo é fechar todos os cruzamentos sem semáforos até o Jardim São Jorge e limitar as possibilidades de passagem das vias marginas às pistas principais e vice-versa.

Desafios

Enquanto conclui esse trabalho, a Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito tem outros desafios pela frente, por exemplo, fazer com que os condutores de veículos trafeguem dentro do limite de velocidade (40 quilômetros por hora) nas paralelas. Ainda é comum que excedam esse valor.

Também preocupa a falta de resposta às sinalizações horizontais e verticais ao longo da Avenida Heitor Furtado. As placas e as pinturas no asfalto indicam locais onde a conversão é permitida ou a parada é obrigatória, mas, da mesma forma, há condutores que não seguem as marcações.

Grande desafio é fazer com que os condutores de veículos sigam as sinalizações nas vias paralelas
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: