(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná reconhece produtores do Estado
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná reconhece produtores do Estado Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

RECORDE DE INSCRIÇÕES

Prêmio Queijos do Paraná será no fim do mês

A segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná, que será realizada nos dias 29 e 30 de maio no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, já começou com recorde: 515 queijos inscritos de 107 produtores e laticínios de 76 municípios, superando os 290 participantes da primeira edição.

Com 21 categorias, que contemplam queijos elaborados a partir de leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala, além de criações especiais, o prêmio é uma vitrine para a diversidade e a excelência da produção queijeira paranaense. A categoria com maior número de inscritos foi a de Especialidades queijeiras e criações, com 114 produtos.

O Governo do Paraná, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), faz parte do comitê gestor da premiação, além de ofertar capacitações aos produtores que participam da competição. Na primeira edição do prêmio, por exemplo, dos dez produtores que conquistaram o selo Super Ouro, oito foram assistidos por extensionistas do IDR-Paraná. Ao todo, 54 dos 98 queijeiros premiados contaram com assessoria da equipe do IDR-Paraná nas etapas de produção.

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com uma produção média de 13 milhões de litros por dia, dos quais cerca de 6 milhões são destinados à produção de queijos.

“O Paraná é referência na produção de leite e não deve nada a outros estados na qualidade do queijo. Isso é resultado da dedicação e capacidade do produtor rural. Este prêmio é uma forma de incentivar ainda mais o produtor e alavancar o nosso mercado de queijos”, afirma Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná.

Ele também ressaltou o apoio do Instituto na capacitação e no apoio às agroindústrias do Estado. “Durante os nove meses de preparação para a edição passada, o IDR-PR capacitou 75 agroindústrias. Apoiamos o agricultor rural, principalmente o pequeno agricultor, e com certeza isso fez com que eles entregassem um produto de qualidade e mais competitivo para o prêmio e também para o mercado”, garante.

O Prêmio Queijos do Paraná é promovido, além do IDR-PR, pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Sebrae-PR, Sistema Fecomércio-PR e Sindileite-PR.

Premiação – O prêmio também oferece uma série de incentivos aos produtores. Os premiados com medalha de bronze recebem um termômetro e um pHmetro; os de prata, um lava-botas. Quem conquistar o ouro ganha um curso de análise sensorial. Já o vencedor da medalha Super Ouro será contemplado com uma viagem técnica nacional ou internacional.

Além da premiação principal, o evento contará com o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza, voltado a identificar os melhores queijos com essa finalidade gastronômica.

A entrega dos prêmios será aberta ao público, que poderá aproveitar degustações, minicursos e palestras. As inscrições serão abertas em breve.

Internacional – A produção queijeira do Paraná vem conquistando espaço nos palcos internacionais. Em 2024, um queijo fino produzido no Biopark, em Toledo, no Oeste do Estado, foi eleito o melhor da América Latina e ficou entre os nove melhores do mundo no World Cheese Awards, realizado em Portugal. O “Passionata”, com infusão de maracujá, destacou-se entre quase 5 mil queijos de 47 países.

Compartilhe: