Além do agronegócio, potencial turístico também pode ser explorado. Município se destaca como um dos principais polos econômicos do Paraná
Paranavaí tem ganhado cada vez mais destaque no cenário econômico paranaense. Em uma década, entre 2011 e 2021, o município registrou um crescimento de 156,8% no Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho colocou a cidade na 11ª posição entre os municípios do Paraná que mais cresceram no período, à frente de grandes centros urbanos como Maringá, Londrina e Curitiba.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
O ranking do IBGE revela que Paranavaí superou várias cidades com mais de 150 mil habitantes: Cascavel (17º lugar, com 150,29% de crescimento), Ponta Grossa (19º, 147,49%), Maringá (22º, 129,75%), Londrina (27º, 88,32%) e Curitiba (29º, 48,65%).
Localizada em uma região estratégica, próxima às divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paranavaí se destacou como polo educacional e agroindustrial. É a maior produtora de fécula de mandioca do Brasil, líder na produção e exportação de laranja no Sul do país e segunda maior criadora de gado de corte do Paraná.
Duplicação da br-376 – Para o prefeito Mauricio Gehlen, o crescimento tem relação direta com os investimentos em infraestrutura, como a duplicação da BR-376 entre Maringá e Paranavaí. “Essa obra não apenas impulsionou o desenvolvimento de Paranavaí, mas também foi estratégica para o crescimento econômico do Paraná como um todo. As commodities exploradas na região são essenciais para alavancar o PIB do Estado”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Kaká Scarabelli, destacou que a mudança no olhar para o Noroeste do Paraná foi fundamental. “No passado, essa região era ignorada pelos governantes. Hoje, somos um polo de oportunidades, com investimentos em educação, agricultura, agroindústria, entre outros setores importantes. Paranavaí é um dos destinos mais concretos para novos investimentos estaduais”, afirmou.
Scarabeli lembrou ainda da importância logística da cidade. “Paranavaí é um encurtador do escoamento de produção agrícola dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. E de forma indireta, de várias outras regiões. A BR-376 é a principal rota de grãos com destino ao Porto de Paranaguá, recebendo produtos até de Rondônia, Mato Grosso e Goiás.”
O secretário também mencionou planos futuros, como a implantação de uma linha férrea. “Paranavaí pode ter uma estrutura semelhante à de Maringá. Somos porta de entrada dos grãos do norte e centro-oeste do país.”
Turismo e aeroporto – Além do agronegócio, Paranavaí tem potencial turístico a ser explorado. O Balneário Cristo Rei, às margens do Rio Paranapanema, na divisa com São Paulo, é uma das apostas da administração. O acesso atual é feito pela Estrada Cristo Rei, com 25 dos 57 quilômetros pavimentados.
“Vamos trabalhar para pavimentar todo o trecho e levar a infraestrutura necessária para desenvolver o balneário. Com o apoio do Governo do Estado, pretendemos implantar uma prainha, nos moldes das existentes em Porto Rico e Porto São José”, afirmou o prefeito.
No setor aéreo, Paranavaí receberá investimentos de R$ 30 milhões do Governo Federal, por meio da Infraero, para melhorias no Aeroporto Regional. O projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros, instalação de balizamento noturno, sinalização e sistemas de aproximação de precisão (PAPI).
“Temos a certeza de que esta será uma região muito próspera no futuro próximo. Paranavaí será referência no Paraná e no Brasil pela qualidade de vida oferecida à população”, concluiu o prefeito Mauricio Gehlen.
(Por Igor Mateus, Diretor de Comunicação – Assessoria/Prefeitura)