A Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí promoveu nesta sexta-feira (9) o encerramento do projeto Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI. O evento, realizado na sede da Secretaria, contou com exposições de trabalhos desenvolvidos por alunos das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
A atividade marcou a conclusão do projeto que envolveu mais de 150 professores da rede municipal de ensino. O seminário foi organizado em seis momentos distintos ao longo do dia, promovendo a socialização das experiências vivenciadas durante a capacitação.
A formação do projeto LEEI teve carga horária de 120 horas, sendo 56 horas presenciais e 64 horas na modalidade a distância. O objetivo foi qualificar o trabalho dos professores que atuam na Educação Infantil, ampliando conhecimentos sobre leitura e escrita na primeira infância.
“Essa ação encerra o ciclo de formação com os professores da Educação Infantil, possibilitando a socialização de experiências e aprendizagens desenvolvidas ao longo do curso”, destacou a secretária municipal de Educação, Wanessa Durante.
O projeto LEEI integra o Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal nº 11.556/2023. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento profissional promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com estados e municípios. Em Paranavaí, as ações iniciaram em 2024, com encontros presenciais, aulas online e acesso à plataforma AVAMEC, ambiente virtual de aprendizagem do governo federal.
Segundo Sônia Costa Brum, da equipe pedagógica da Secretaria, a formação abordou temas essenciais para o trabalho com crianças pequenas. “Foram trabalhados diferentes aspectos da leitura e da escrita na Educação Infantil, como currículo e práticas com livros de literatura; qualidade e diversidade de obras; oralidade e narrativas infantis; mediação de leitura e envolvimento das famílias”, explicou.
(Por Igor Mateus, diretor de Comunicação – Assessoria/Prefeitura)