A procuradora de Justiça Lúcia Inez Giacomitti Andrich foi eleita para o cargo de ouvidora-geral do Ministério Público do Paraná, com 56 votos, e será a primeira mulher na história do Ministério Público do Paraná a ocupar a função.
Ao todo, 102 dos 107 procuradores de Justiça em exercício participaram da votação realizada nesta segunda-feira, 12 de maio, exclusivamente por meio eletrônico. Não foram registrados votos brancos ou nulos.
A apuração ocorreu no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e foi conduzida pela comissão eleitoral, composta pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, pelo corregedor-geral do MPPR, Paulo Sergio Markowicz de Lima, e pelo decano da instituição e ex-procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo.
Também acompanharam o anúncio do resultado a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus de Souza Signorini, a subcorregedora-geral, Jacqueline Batisti, a secretária do Conselho Superior, Fernanda da Silva Soares, além da candidata eleita, que recebeu os cumprimentos dos presentes.
A nova ouvidora-geral assume o lugar do procurador de Justiça João Henrique Vilela da Silveira. A transmissão do cargo será no dia 22 de maio.
Ouvidoria-Geral – A Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Paraná é um canal de comunicação entre o cidadão e o Ministério Público, voltado a receber informações a respeito da atuação institucional e de membros e servidores do MPPR. O objetivo do órgão é contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pela instituição a partir das demandas apresentadas pela comunidade, por meio de sugestões, críticas, elogios, reclamações e outras manifestações. Qualquer pessoa pode buscar a Ouvidoria-Geral do MPPR.