(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Integrantes da Uenor se reuniram para a preparação do Encontro

REGIÃO

Duplicação da BR-376 será um dos temas principais do Encontro de Lideranças 2025

Os temas que serão debatidos no Encontro de Lideranças, que será realizado em Loanda-PR, em setembro deste ano, já estão pré-definidos. Entre eles, o destaque fica para a duplicação da BR-376. Outros temas também serão levantados no evento, entre eles a construção da ponte entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, Paraná Produtivo e irrigação, criação do Batalhão dos Bombeiros local e o turismo.

A equipe diretora da Uenor (União das Entidades do Extremo Noroeste Paranaense) se reuniu para a reunião ordinária da entidade. Estiveram presentes: o presidente da Uenor, Jorge Guedes; a gerente de desenvolvimento regional da Sicredi Rio Paraná, Vanessa Gutowski; o representante da Casa Civil, Fran Boni; o secretário da Uenor e presidente da OAB de Loanda, Roni Zangarini; o tesoureiro da entidade e empresário, Evandro Neves; e o secretário adjunto, Alfredo Nincio Sampaio Júnior.

Também estiveram presentes, os integrantes do conselho, Christian Rodrigues, Carlos Alberto Dias Felipe e Sérgio Carlos de Carvalho Filho, além do diretor-executivo da Sicredi Rio Paraná Vanderlei Oliveira.

O presidente da Uenor, Jorge Guedes, ressaltou da importância de acompanhar atentamente o edital de licitação da concessão prevista para setembro. “A duplicação da BR-376 de Paranavaí ao trevo de Nova Londrina-PR já é um assunto pacificado, mas temos que nos atentar para o preço de pedágio que será cobrado, assim com o cronograma de obras e participação da sociedade civil na fiscalização dos termos do contrato” esclarece.

Para garantir a execução correta dos projetos, a equipe sugeriu a participação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da Secretaria de Infraestrutura do Estado nas discussões do Encontro.

Interligação – Outro ponto importante da reunião foi o projeto da ponte que visa ligar os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. O grupo sublinhou a necessidade de manter o foco nesse projeto, garantindo que ele não perca prioridade ao longo do tempo.

A reunião também abordou a questão da irrigação, com Jorge Guedes destacando a criação do primeiro polo de irrigação no estado do Paraná, pela Secretaria Nacional de Irrigação. As dificuldades de expandir o setor são: conseguir as licenças ambientais e outorga de água; demandas de energia, custos elevados e poucos técnicos capacitados para assistência ao produtor. Ele mencionou que a demanda por irrigação está crescendo e que é fundamental criar um sistema eficiente para atender às necessidades dos produtores agropecuários.

A segurança pública foi outro tema discutido, com a proposta de transformar a Companhia Independente em um Batalhão para aumentar o efetivo policial na região.

Compartilhe: