REINALDO SILVA
Da Redação
Quando assumiu a Prefeitura de Mirador pela primeira vez, em 2021, Fabiano Travain, reeleito para o mandato de 2025 a 2028, encontrou uma realidade preocupante: apenas 30% das vias urbanas eram pavimentadas. A realidade mudou graças à elaboração eficiente de projetos e à destinação de recursos do governo estadual por meio do programa Asfalto Novo, Vida Nova. “Hoje, Mirador passa de 80% de asfalto.”

Foto: Ivan Fuquini
O relato foi feito na noite de quinta-feira (15), durante reunião da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), em Paranavaí. O evento contou com a participação do secretário estadual das Cidades, Guto Silva, que recebeu os agradecimentos de Travain, presidente da Amunpar.
Na ocasião, Guto Silva reafirmou o compromisso de atual em prol do desenvolvimento dos municípios: “Queremos prefeitos fortes, cuidando da vida do cidadão. Queremos transformar cada vez mais o Paraná. Isso se faz com a boa política”.
A avaliação do secretário é que a Região Noroeste tem grande potencial de crescimento, tanto pelas características produtivas quanto pela ligação com Mato Grosso do Sul, importante produtor de grãos no cenário nacional.
Respondendo a um pedido do presidente da Amunpar, Guto Silva garantiu que dará todo o suporte necessário para que os municípios da região que ainda não receberam os recursos do programa Asfalto Novo, Vida Nova sejam atendidos e avancem na pavimentação das vias urbanas.
O anúncio do secretário veio acompanhado de um alerta de Travain aos prefeitos: apresentem os projetos para que possam ser contemplados com recursos financeiros.
Diversos representantes do governo estadual estiveram presentes no evento: Rogério Lorenzetti, Otávio Grendene Bono, Lucio Mauro Tasso e Albari Alves de Medeiros. Também participaram os deputados estaduais Leônidas Fávero Neto e Adriano José. A composição da mesa diretiva incluiu os prefeitos Ulisses de Souza, de Nova Aliança do Ivaí, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar); Gabriel Fachiano, de Santo Antônio do Caiuá, presidente do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica); e Mauricio Gehlen, de Paranavaí, anfitrião.
