(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Setor surpreendeu, aponta levantamento
Setor surpreendeu, aponta levantamento

ESTUDO

Comércio varejista ampliado do Paraná cresce 4,7% em março e supera média nacional

O comércio varejista ampliado do Paraná registrou crescimento de 4,7% em março de 2025, na comparação com o mês anterior. O resultado supera a média nacional, que teve alta de 1,9%, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expansão ocorre mesmo em um contexto econômico desafiador, marcado pelo aumento da taxa de juros e pela retração no volume de crédito.

Na comparação com março de 2024, o volume de vendas caiu 1,2% no cenário nacional, enquanto o Paraná apresentou crescimento de 4,0%. No acumulado de 12 meses, de abril de 2024 a março de 2025, o varejo ampliado paranaense cresceu 5,3%, acima dos 3,0% registrados no país.

Para o economista e assessor da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o desempenho do setor no estado surpreendeu positivamente. “O comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos e materiais de construção, mostrou crescimento robusto em março no Paraná, mesmo diante de um cenário de aumento de juros e menor oferta de crédito”, observa.

Entre os segmentos que mais se destacaram em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, estão móveis e eletrodomésticos, com alta de 14,2%; atacado especializado em produtos alimentícios, com 12,7%; veículos e motocicletas, com 8,4%; e tecidos, vestuário e calçados, com crescimento de 6,9%. Por outro lado, alguns setores enfrentaram retração, especialmente as lojas de artigos de uso pessoal e doméstico, que caíram 17,5%.

 No acumulado do primeiro trimestre do ano, os maiores avanços foram registrados nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (17,2%), veículos (13,4%) e tecidos, vestuário e calçados (9,0%). Em contrapartida, houve retração nas vendas de artigos de uso pessoal e doméstico (-9,8%), equipamentos e materiais para escritório (-8,3%) e livros, jornais, revistas e papelarias (-6,0%).

“O comércio varejista ampliado no Paraná demonstrou crescimento vigoroso nos últimos 12 meses, com expansão de 5,3%, e uma tendência de crescimento acima da média nacional. Entretanto, esse crescimento pode desacelerar, em virtude do cenário atual de aumento de juros e redução no crédito”, alerta o assessor econômico da Fecomércio PR.

Compartilhe: