(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

RETRATOS

Dois prefeitos, dois deputados, dois pioneiros

Texto: Adão Ribeiro

Pesquisa: Vera Longo

A nossa coluna apresenta hoje dois pioneiros de Paranavaí. Dionísio Assis Dal-Prá e Benedito Pinto Dias têm em comum uma trajetória vitoriosa na vida pública. Ambos foram prefeitos da cidade e deputados pela região.

A imagem, conforme sugere um carimbo no verso (provavelmente da empresa fotográfica), é de 17 de fevereiro de 1987. Portanto, nesta cena, Pinto Dias era prefeito e Dal-Prá tinha acabado de assumir a cadeira de deputado federal constituinte. É factível concluir que estavam alinhando as ações que beneficiariam a cidade.

A foto foi tirada no gabinete do prefeito, conforme aponta a identificação na escrivaninha. Detalhes chamam a atenção como a série de documentos para apreciação do prefeito e um calendário de mesa, muito comum no período, marcando “janeiro 1986”. Outros dados nos remetem ao período: o telefone de disco e as tradicionais bandeiras de Paranavaí e do Brasil, como manda a liturgia.

Dionísio Dal-Prá faleceu no dia 10 de maio de 2014, um sábado, aos 88 anos. Na sua longa trajetória consta, além do cargo de deputado federal, o mandato de prefeito na gestão 1969 a 1972. Dal-Prá foi também produtor rural e comerciante.

Pinto Dias faleceu no dia 17 de janeiro de 2018, uma quarta-feira, aos 90 anos. Teve igualmente uma carreira intensa com quatro mandatos de deputado estadual. Também foi comerciante e atuou no ramo imobiliário.

Dois homens com histórias que se cruzam e atualmente as famílias seguem escrevendo novos capítulos em Paranavaí. Paramos por aqui, pois, como dizia o prefeito Pinto Dias, “o que não começa, não termina”.

Nota da Redação: Se você tem uma foto “daqueles tempos”, envie para a Redação (paranavai@diariodonoroeste.com.br) com a identificação das pessoas e uma breve descrição.

Texto: Adão Ribeiro

Pesquisa: Vera Longo

Compartilhe: