(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O médico urologista Cleyton Tokarski atende na Uroclínica, em Paranavaí
Foto: Ivan Fuquini
O médico urologista Cleyton Tokarski atende na Uroclínica, em Paranavaí Foto: Ivan Fuquini

SAÚDE MASCULINA

Conheça os tipos de câncer urológico e saiba quando procurar um urologista

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em 2023 identificou que o câncer é a doença urológica mais temida pelos homens no país. O problema foi indicado por 58% dos entrevistados, ficando à frente até mesmo da impotência sexual, citada por 37% daqueles que responderam ao questionário.

A condição que desperta temor no público masculino realmente precisa de atenção redobrada. Isso porque, bem como outros tipos de cânceres, a doença proporciona maior chance de sucesso no tratamento quando diagnosticada precocemente. É o que enfatiza o médico urologista Cleyton Tokarski, de Paranavaí. “Procurar um urologista ao primeiro sinal de alerta pode ser o diferencial entre um tratamento simples e uma condição avançada”.

Tipos de câncer – Conforme explica o especialista, o câncer urológico é caracterizado por um conjunto de doenças que afetam o sistema urinário e os órgãos reprodutivos masculinos. Conheça todos os tipos:

– Câncer de bexiga:

Um dos mais comuns entre os cânceres urológicos, o câncer de bexiga representa um risco elevado, já que pode ser silencioso no início da manifestação. Entre os sintomas está o aparecimento de sangue na urina, sinal que pode ser confundido com infecção urinária. Também são características forte vontade de urinar mesmo quando a bexiga está vazia, ato de urinar com mais frequência e com interrupções e dor.

– Câncer dos rins:

Figurando na lista dos 10 tipos de câncer mais comuns, a condição que atinge os rins, quando diagnosticada precocemente, pode ter afetado apenas esse órgão. Contudo, quando não detectado a tempo, o câncer pode se espalhar para outros órgãos próximos e até para o restante do corpo.

– Câncer nos testículos:

Citado como a principal causa de câncer entre homens de 15 a 34 anos, o câncer testicular geralmente se apresenta na fase inicial como um nódulo em um dos testículos. Normalmente não gera dor, mas pode causar inchaço.

– Câncer de próstata:

Mais conhecido pela população, este tipo de câncer afeta esse órgão masculino que fica localizado entre o reto e a bexiga. Segundo o especialista, uma característica da doença é que ela cresce lentamente, o que eleva as chances de sucesso no tratamento quando há diagnóstico precoce.

– Câncer de pênis:

Ao se apresentar no corpo de um homem, o câncer de pênis pode causar alterações no órgão e gerar dor, erupção ou inchaço sob o prepúcio, alteração de coloração e nódulos na virilha.

– Câncer de uretra:

Menos frequente entre os tipos de câncer que afetam o sistema urológico, a condição pode passar despercebida. Necessita atenção a qualquer sinal de sangramento, nódulos na virilha ou pênis, e alterações no fluxo urinário.

Sua saúde em primeiro lugar – É consenso entre especialistas da área que a visita regular a um médico urologista e a realização de exames periódicos pode ser determinante para a detecção precoce de um câncer e tratamento eficiente. De acordo com o Centro Brasileiro de Urologia, as consultas regulares são importantes até mesmo na ausência de sintomas.

Cleyton Tokarski também destaca que o acompanhamento é ainda mais indispensável entre homens com histórico familiar de câncer ou que apresentem sintomas urinários persistentes. “O acompanhamento médico com profissionais experientes é a melhor forma de garantir a saúde do trato urinário e reprodutor, além de permitir a detecção precoce de qualquer alteração suspeita”, afirma.

SERVIÇO

Endereço: Rua Marechal Cândido Rondon, 1345, próximo à Praça da Xícara, no Centro de Paranavaí

Telefone/WhatsApp: (44) 9 9956-2281

Instagram: @drcleytontokarski

Site: www.drcleytontokarski.com.br

Compartilhe: