REINALDO SILVA
Da Redação
O transporte participa da dinâmica de desenvolvimento da cidade e interfere concretamente em sua organização social. Essa assertiva estampa o Requerimento 119/2025, apresentado nesta semana na Câmara de Vereadores de Paranavaí e com votação prevista para a próxima sessão ordinária, na segunda-feira (26).
O texto trata do transporte coletivo urbano e aborda “as frequentes reclamações apresentadas pela população usuária”, “especialmente no tocante a manutenção, horários e quantidade de ônibus em circulação”.

Foto: Arquivo DN
Assinado pelos vereadores Luiz Aparecido da Silva (Mancha), Antonio Carlos Utrila, Rauny Rici Aguiar, Roberto Marrique, Carlos Alberto João e Mauricio Miranda, o requerimento levanta os seguintes questionamentos:
- Quando será aberta uma nova licitação para atender o transporte coletivo urbano do munícipio?
- Existe a possibilidade de serem licitados ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi?
- Qual a média de passageiros atendidos no mês?
- Qual número de ônibus que atualmente compõem a frota existente?
- Qual a quantidade prevista para aquisição de novos ônibus?
As perguntas se baseiam em apontamentos feitos pela população aos vereadores, que apontam a urgência de adotar medidas para atender aos munícipes, “fazendo com que não saiam prejudicados, devido à grande necessidade de usarem esse tipo de transporte”.
Em recente entrevista, o secretário municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Ademir Giandotti, informou que o contrato com a empresa responsável pela prestação do serviço, Viação Cidade de Paranavaí, deverá ser renovado por mais um ano, até que a nova licitação seja concluída. A expectativa é que o processo leve aproximadamente um ano e meio.
A intenção, disse o secretário, é ampliar o número de veículos, passando dos cinco ou seis em operação para 15; todos terão ar-condicionado e sinal de internet para os passageiros. Com o aumento da frota, será possível acrescentar novas linhas e diversificar os horários de embarque e desembarque.