Cerca de 800 gestores e técnicos municipais de assistência social do Paraná vão participar nesta quarta (28) e quinta-feira (29) da segunda etapa do FNAS pelo Brasil, evento que oferecerá palestras ministradas por técnicos do governo federal especializados na prática da gestão dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). Os profissionais paranaenses terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na gestão dos fundos de assistência social. Veja abaixo como podem ser feitas as inscrições.
O evento é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), e o Governo do Paraná, representado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef). A iniciativa visa fortalecer a capacidade dos gestores locais, garantindo uma administração mais eficiente e transparente dos recursos.
De acordo com o secretário estadual Rogério Carboni, o encontro representa uma oportunidade fundamental para fortalecer a assistência social no Paraná. “O evento promove a troca de experiências e o alinhamento das ações com as diretrizes federais. Além disso, reforça o compromisso do governo em garantir uma gestão eficiente, transparente e voltada para o bem-estar da população atendida pelos programas sociais”, disse.
O evento permitirá a gestores aprofundarem conhecimentos em práticas como emendas, execução de recursos e prestação de contas dos recursos federais. A abertura do ciclo de palestras contará com a divulgação do Selo FNAS, uma iniciativa que reconhece boas práticas na gestão da assistência social. O diretor executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, José Arimatéia de Oliveira, será o responsável por conduzir essa parte do evento.
A palestra “Portaria 1044/2024, Emendas fundo a fundo e emendas contrato de repasses: desvendando e aprimorando conhecimento” será ministrada por Herton Batista Cavalcanti, coordenador de Análise de Mérito do MDS. Ele abordará as novidades e detalhes sobre as emendas e o funcionamento dos repasses, contribuindo para uma gestão mais eficiente e transparente.
O curso “Portaria 1043/2024, Execução dos Recursos Federais e Prestação de Contas – o dia a dia da prática da gestão do fundo de assistência social”, será ministrado pelo coordenador-geral de Prestação de Contas do FNAS, Fabio Santos de Gusmão Lobo. O foco será na execução dos recursos, prestação de contas e boas práticas na administração dos fundos.
O evento é voltado para secretários de assistência social, os técnicos responsáveis pela Gestão dos Fundos de Assistência Social e o Controle Social dos municípios.