(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Fruticultura em destaque no Paraná
Fruticultura em destaque no Paraná

Fruticultura paranaense em foco: Simpósio Estadual será de 16 a 18 de junho

Estabelecido como o segundo maior produtor de frutas no ranking estadual, o município de Carlópolis, no Norte Pioneiro do Estado, sediará o VI Simpósio Estadual de Fruticultura entre 16 e 18 de junho, na Ilha do Ponciano Centro de Eventos. Esse é um dos assuntos apresentados no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 5 a 11 de junho, preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O VI Simpósio Estadual de Fruticultura reúne competências nacionais do segmento para abordar assuntos ligados à ampliação dos conhecimentos da área. O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) estará presente no evento levando uma ampla programação com palestras e participações de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Fruticultura em destaque no Paraná

No âmbito estadual, a fruticultura rendeu um VBP de R$ 2,9 bilhões, com uma produção de 1,4 milhão de toneladas em uma área de 54,3 mil hectares.

Frangos – O boletim traz dados da Pesquisa Trimestral de Abates de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que no primeiro trimestre do ano o Paraná participou com 35,5% no volume de carne produzida (1,232 milhão de toneladas), um aumento de 3,3% em relação a 2024 (1,193 milhão de toneladas).

O documento traz informações em âmbito nacional que também registrou aumentos nos três primeiros meses do ano de 2,3% em abates e 2,5% em produção de carne de frango, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Suínos – Também com base na Pesquisa Trimestral de Abates de animais do IBGE, o Deral mostra que em 2025 o Paraná registrou o melhor primeiro trimestre da história em produção e exportação de carne suína desde o início das séries históricas em 1997. Nesse período, o Estado produziu 298,7 mil toneladas de carne suína, um acréscimo de 2,4% (ou 6,97 mil toneladas) quando comparado com o mesmo período de 2024. Deste total, 50,39 mil toneladas ou 16,9% foram destinadas à exportação, um aumento de 52,8% (17,4 mil toneladas).

Compartilhe: