(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

FÉ E GRATIDÃO

Aos 67 anos, paranavaiense percorre quase 600 km de bicicleta para pagar promessa

Francisco Fernandes Araújo viajou de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, a Terra Rica em seis dias. A aventura teve como propósito agradecer uma graça alcançada

MONIQUE MANGANARO

Da Redação 

556 quilômetros de estradas e seis dias pedalando foram o desafio superado por Francisco Fernandes Araújo, de 67 anos, para agradecer uma graça conquistada pela família. Ao longo desta semana, o paranavaiense viajou de Campo Magro, município da Região Metropolitana de Curitiba, a Terra Rica em uma bicicleta para pagar uma promessa. O desafio deverá ser cumprido neste sábado (14), com a chegada ao topo dos Três Morrinhos para finalmente agradecer a benção alcançada.

Chicão, como é conhecido, encontrou a equipe do Diário do Noroeste nesta sexta-feira (13), durante a passagem por Paranavaí. “Muitos falam que eu sou louco”, disse, logo nos primeiros minutos de contato com nossa equipe. A frase que costuma ouvir por aí, no entanto, não parece afetá-lo ou fazê-lo repensar o que prometeu.

Em cima de Monark 18 marchas, Chicão pedalou horas a fio, sem pressa ou medo de não conseguir alcançar o objetivo. A experiência que para muitos soa como impossível é encarada com extrema naturalidade pelo paranavaiense. Foram aproximadamente 100 quilômetros percorridos por dia, enfrentando frio, chuva e os perigos da estrada. 

Chicão pedalou, em média, 100 quilômetros por dia
Foto: Ivan Fuquini

Além dele e da companheira de duas rodas, somente o filho em um carro de apoio logo atrás. A companhia, segundo ele, serve como suporte para qualquer intercorrência no caminho. Nesta viagem, considerando o longo trajeto, os imprevistos foram poucos. Um pneu furado, um problema ou outro que demandaram ajuda profissional. Nada que impedisse a viagem.

Durante a conversa descontraída, pergunto se em algum momento pensou em desistir. Chicão foi enfático e respondeu rapidamente que não. “Graças a Deus, eu tive mais força ainda, uma coisa assim sem tamanho. Sempre naquela garra de chegar e fazer o que tem que fazer pelo pedido e pela fé da gente. Isso é muito maravilhoso”. 

A fé e a gratidão ficam muito evidentes a quem conversa com o paranavaiense. Emocionado, lembrou do motivo que o levou a conversar com Deus e fazer a promessa. Esta, apesar de ser a terceira vez que realiza o percurso em uma bicicleta, tem motivo e significado especiais. “O nosso destino é fazer uma oração, [estamos] muito, muito felizes mesmo”. 

Esta é a terceira vez que Chicão percorre o mesmo trajeto em uma bicicleta
Foto: Ivan Fuquini

Para o filho de Chicão, Rodrigo Alves de Araújo, a conquista do pai reflete o comprometimento com o pedido feito meses atrás e deixa a família orgulhosa do propósito de vida do paranavaiense. “Ele não quer mostrar nada para ninguém, mas ele mesmo [está] se superando. A gente está aqui para apoiar e feliz porque ele conseguiu com êxito”. 

Com o objetivo alcançado, Chicão já planeja a próxima aventura sobre as duas rodas. “No final do ano, para passear. Aí os companheiros vêm também”, adiantou.

Ao longo da viagem, o paranavaiense enfrentou frio, chuva e os perigos da estrada
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: