Agentes de viagens, guias e profissionais do turismo agora têm à disposição um material único sobre os atrativos do Estado: o Portfólio de Destinos e Produtos Turísticos elaborado pelo Viaje Paraná. O documento traz informações sobre o potencial turístico do Estado, identificados como aptos à comercialização.
Para isso, foram usados critérios comuns e específicos, analisando o perfil e as tendências de mercado – tanto nacional quanto internacional – de forma geral e por segmentos.
No portfólio estão atrativos e destinos dos segmentos de Turismo Rural; Náutico & Pesca; Saúde & Bem-estar; Gastronômico; Sol & Praia; Cultural; Ecoturismo & Aventura; Sobre Rodas; Negócios & Eventos; e Turismo Religioso. Ao todo, os 249 produtos estão distribuídos em 15 Regiões Turísticas do Paraná, em 132 destinos. Por Rico, por exemplo, aparece como referência para pecaria, passeio e turismo de aventura.
O levantamento e a checagem de informações foram feitos pela equipe de Segmentação do Serviço Social Autônomo Viaje Paraná, com base em um mapeamento prévio da secretaria estadual do Turismo.
Criado em 2023 pelo Governo do Estado como um órgão de promoção comercial do setor, o Viaje Paraná é o único SSA de promoção turística do país.
“Esse Portfólio representa um ganho para o Paraná, pois mostra que o Estado está organizado na promoção dos seus destinos. É muito importante que os profissionais da área tenham em mãos um documento que os norteiam para atender aos seus clientes do Brasil e até internacionais”, diz o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos.
Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, a promoção dos atrativos ao mercado ganha uma nova e útil ferramenta com o portfólio, que pode impactar diversas classes que compõe o setor.
Critérios – O levantamento dos destinos e produtos foi realizado durante todo o ano de 2024. A seleção apresenta elementos essenciais para uma estada de qualidade nos principais destinos paranaenses, principalmente no que se refere à oferta de hospedagem, alimentação, transporte e agenciamento, como também por atenderem especificidades de cada segmento, reputação online e certificações específicas, estando previstas atualizações regulares.
Foram considerados Destinos Turísticos os municípios que já possuem um fluxo definido. Enquanto os produtos são atrativos, equipamentos ou serviços turísticos que apresentam facilidades para o consumo físico ou virtual, organizados e precificados.