O Boletim Covid mostra que 423 novos casos de Covid-19 foram confirmados em Paranavaí entre os dias 4 e 8 de janeiro. Os resultados foram obtidos por laudos do Laboratório Central do Paraná (Lacen), testes rápidos e exames de PCR ultrassensível. Entre os pacientes, 164 homens, entre 18 e 84 anos; 224 mulheres, entre 18 e 90 anos; 15 adolescentes, entre 13 e 17 anos; e 20 crianças, entre 11 meses e 12 anos.
O avanço da estratégia de vacinação tem garantido redução no número de pessoas que manifestam os sintomas graves da doença, o que reflete em menor taxa de internação hospitalar. No dia 7 de janeiro, a Ala Covid da Santa Casa tinha três pacientes de Paranavaí internadas, sendo duas mulheres na Enfermaria e uma na UTI. A última morte por Covid-19 foi registrada no dia 7 de dezembro, sendo a 314ª desde o início da pandemia, em março de 2020.
De acordo com o Boletim Covid divulgado na manhã de ontem (10) pela Prefeitura de Paranavaí, no prazo de cinco dias foram 1.948 notificações de casos suspeitos nos pontos de coletas de exames, sendo identificadas 449 pessoas com o vírus ativo, todas em monitoramento, e 263 suspeitas ainda aguardando resultados de exames.
A atual situação acende o sinal de alerta. A título de comparação, o levantamento semanal feito pela Secretaria de Saúde chegou a indicar nove casos positivos de Covid-19 entre os dias 6 e 11 de novembro. Dias depois, Paranavaí voltou à casa dos dois dígitos, alcançando 13 confirmações de 13 a 18 de dezembro e 18 diagnósticos positivos de 20 a 23 de dezembro.
O cenário aparentemente confortável levou ao afrouxamento dos cuidados sanitários. O uso das máscaras de proteção facial, ainda obrigatório por força de lei, deixou de ser hábito para muitos moradores. Além disso, as reuniões de pessoas se tornaram mais frequentes, com número maior de participantes, especialmente em virtude dos encontros de final de ano. A identificação da nova variante do coronavírus, a ômicron, acelerou o processo de contágio em diferentes países, inclusive no Brasil.
Seguindo a evolução dos casos semana a semana, nos dias 24 de dezembro a 3 de janeiro, a Prefeitura de Paranavaí divulgou boletim e já confirmava a tendência de elevação na quantidade de diagnósticos positivos: o período teve 113 registros. Os dados atuais mostram crescimento quase quatro vezes maior, chegando então à marca de 423.
Vacinas – Ontem, a 14ª Regional de Saúde fez a distribuição da 76ª remessa de vacinas para os municípios do Noroeste do Paraná, totalizando 11.814 doses do imunizante Pfizer. Paranavaí e Loanda receberam o maior quantitativo, respectivamente 4.152 e 1.104.
Paralelamente, estão sendo distribuídos testes rápidos de Covid-19 para apoio no diagnóstico e rastreamento de contato. “Uma ação conjunta com a vacinação da população, a expansão da testagem em larga escala é um elemento-chave para a resposta à pandemia porque complementa as ações de assistência e vigilância em saúde e contribui para promover o monitoramento e o controle da doença”, disse a chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva.