(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Conferência sobre o Plano Turístico 2050 será em Porto Rico
Foto: Jefferson Jr/SETU-PR
Conferência sobre o Plano Turístico 2050 será em Porto Rico Foto: Jefferson Jr/SETU-PR

EM PORTO RICO

Conferência debate o Plano Turístico 2050

Evento ocorre em Porto Rico nos dias 26 e 27 de junho (quinta e sexta-feira) e reunirá representantes públicos e privados para debater sustentabilidade e metas de desenvolvimento para o turismo estadual e do Território Encontro das Águas e Biomas

O planejamento de turismo que o Governo do Paraná deixará para as próximas gestões e gerações será discutido durante a conferência sobre o Plano do Paraná Turístico 2050, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho em Porto Rico, no Noroeste do Estado, no Território do Encontro das Águas e Biomas. O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e tem como objetivo construir, de forma participativa, um plano com resultados de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do setor, com foco em sustentabilidade, inovação e geração de oportunidades.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

Os organizadores pretendem reunir gestores públicos, empresários, profissionais do turismo e lideranças locais para debater a realidade atual do turismo, seus potenciais e desafios, tendências, hábitos e preferências dos viajantes, além de contextualizar o cenário estadual. Essa conferência é considerada o projeto-piloto do Plano Turístico 2050. O objetivo da equipe da Secretaria é replicar o formato das discussões nos demais 17 territórios turísticos do Paraná.

“Queremos promover uma ampla conversa sobre o que pretendemos para o turismo do Estado e esclarecer quais as metas até 2050, sempre conciliando o crescimento econômico com a preservação ambiental”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.

A diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu, Tatiana Nasser, disse que o plano será um norteador para todos que já estão inseridos no setor, apresentando diretrizes para gestores e empresários, além de orientar novos empreendedores interessados em investir no turismo paranaense.

Conferência – A coordenadora do Plano 2050, Anna Vargas, responsável pela área de Gestão e Sustentabilidade, detalhou a programação que começa no dia 26 de junho (quinta-feira), das 13h30 às 18h, quando será realizado um alinhamento estratégico preparatório. O evento principal ocorrerá no dia seguinte, 27 de junho (sexta-feira), das 8h30 às 17h30, com debates sobre o futuro do turismo no Paraná e no Território Encontro das Águas e Biomas.

Segundo ela, os principais eixos da conferência são: transformar o turismo em política de desenvolvimento regional e social, não apenas como instrumento de lazer, mas uma ferramenta de geração de emprego, renda e inclusão social; aperfeiçoar o uso dos recursos públicos e privados com planejamento e orientação para a aplicação inteligente de investimentos; fortalecer as vocações de cada território, reduzindo desigualdades e ampliando oportunidades; conectar as ações de curto, médio e longo prazo; melhorar a experiência do visitante e ampliar a competitividade dos destinos; estimular a inovação e incorporar tendências globais; garantir a sustentabilidade ambiental, cultural e econômica e construir um modelo de gestão colaborativa e participativa.

O evento é gratuito e aberto ao público interessado, mediante inscrição prévia. Acontecerá no Porto Rico Aqua Park, na Av. Marli Teresa Reami Cutolo, 704 – Porto Rico/PR. As inscrições continuam abertas.

Território encontro das águas e biomas – O Território Encontro das Águas e Biomas é formado por doze municípios no Noroeste do Paraná e se destaca pelos encontros dos Rios Paranapanema, Ivaí e Paraná. Abriga marinas, ilhas e praias de água doce. Com infraestrutura revitalizada, incluindo orlas e balneários modernizados, a Costa Noroeste atrai viajantes que buscam sol e praia, turismo religioso, de pesca, mergulho ou conexão com a natureza.

A região faz parte da Rota dos Pioneiros, a maior trilha aquática do Brasil, e do Caminho dos Missionários, que preserva a memória de povos indígenas, exploradores espanhóis e jesuítas desde o século XVII. É um destino turístico completo, combinando cultura, natureza, aventura, náutico, história e a biodiversidade. Na Costa Noroeste o turista também encontra eventos culturais e artísticos.

Compartilhe: