(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ricardo Ribeiro/AEN
Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

QUINTA E SEXTA-FEIRA

Porto Rico sedia conferência estadual sobre o Plano Turístico 2050 do Paraná

Evento-piloto reúne lideranças e especialistas para discutir o futuro do turismo com foco em sustentabilidade, inovação e oportunidades para as próximas gerações

Cibele Chacon

Da Redação

Porto Rico vai receber nesta quinta (26) e sexta-feira (27) a conferência estadual que debaterá o Plano Turístico 2050 do Governo do Paraná. Organizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), o evento é considerado o projeto-piloto de um processo participativo que visa construir diretrizes para o futuro do setor turístico paranaense. A proposta é traçar metas e estratégias de curto, médio e longo prazo com foco em sustentabilidade, inovação e geração de oportunidades.

Com a presença de gestores públicos, empresários, lideranças locais e profissionais do turismo, a conferência será realizada no território do Encontro das Águas e Biomas, uma das regiões com maior potencial turístico do Estado. A programação inclui debates sobre a realidade atual do setor, seus desafios, tendências de comportamento dos viajantes, novas demandas do mercado e o papel do turismo na economia local.

Evento reforça a vocação regional para o turismo
Foto: topo- Rafael Zardeto e Junior Valin

Importância regional – Para o secretário de Turismo de Porto Rico, Murilo Gois, o fato de o município ter sido escolhido para sediar o evento reflete o crescimento e a consolidação da cidade como destino turístico em nível estadual e nacional. “Foi uma surpresa muito boa, pois mostra a importância que Porto Rico está vivendo no cenário do turismo. O evento reforça que o trabalho feito aqui tem dado resultado e impactado praticamente todo o município: geração de empregos, movimentação no comércio, expansão de condomínios e atração de novas empresas”, afirmou.

Gois também destacou que Porto Rico “respira turismo” e que a integração regional tem fortalecido esse cenário. “Estamos entrelaçados com outros municípios de potencial turístico como Querência do Norte, Marilena e São Pedro do Paraná. Porto Rico se destaca por estar há mais tempo nesse caminho, mas é um crescimento que se dá de forma conjunta e integrada, com apoio importante do Governo do Estado.”

O secretário acredita que o Plano Turístico 2050 terá papel essencial para manter e orientar esse crescimento. “Ele será elaborado por várias mãos, com a participação de governos, empresários e profissionais do setor, e permitirá um planejamento estratégico que priorize o crescimento ordenado, sempre com foco na sustentabilidade e na geração de oportunidades. É a chance de pensar o turismo como uma rede interligada com um único objetivo: o desenvolvimento correto do setor”, completou.

A expectativa da Setu é que a conferência de Porto Rico sirva de modelo para ser replicado nos outros 17 territórios turísticos do Paraná, promovendo um debate amplo e democrático sobre o futuro do turismo no Estado. A partir desse processo, será possível consolidar um documento de referência para as próximas gestões e gerações, alinhado aos princípios de inovação, inclusão e responsabilidade ambiental.

Compartilhe: