(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O imunizante está disponível em todas as UBSs do município que têm salas de vacina
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O imunizante está disponível em todas as UBSs do município que têm salas de vacina Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

SAÚDE

Novo esquema de vacinação contra meningite já está disponível em Paranavaí

MONIQUE MANGANARO

Da Redação 

A Secretaria de Saúde de Paranavaí aderiu ao novo esquema de vacinação contra a meningite e passou a aplicar a vacina meningocócica ACWY em crianças de 12 meses. A mudança, que entrou em vigor nesta terça-feira (1º), segue determinação do Ministério da Saúde para ampliar a proteção contra a meningite bacteriana.

De acordo com a pasta, antes, o calendário vacinal previa a aplicação de duas doses da vacina meningocócica C aos três e cinco meses, e um reforço aos 12 meses. A partir de agora, o reforço aos 12 meses será feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. 

Segundo o Ministério da Saúde, as crianças que já haviam completado o esquema vacinal antes da mudança, ou seja, tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço, não precisam receber a ACWY neste momento. “Já aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a dose de reforço com a ACWY”, destacou o órgão. 

A Secretaria de Saúde de Paranavaí esclareceu, ainda, que não houve qualquer mudança em relação às faixas etárias que recebem o imunizante. 

Vacina disponível – O município informou que a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que têm salas de vacina, com quantidades suficientes para atender à demanda. Os locais atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. 

Sobre a meningite – A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.

(Com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde)

Compartilhe: