Em uma hipotética semifinal contra os cariocas ou Al Hilal, a equipe de Abel Ferreira avança à decisão em 13,08% das simulações
LUCAS BOMBANA
DA FOLHAPRESS
Antes do início da Copa do Mundo de Clubes, Palmeiras e Fluminense tinham apenas 0,3% e 0% de chances, respectivamente, de ficar com a taça de campeão da competição sediada nos Estados Unidos, conforme as projeções realizadas pelo supercomputador da Opta Analyst, empresa especializada em estatísticas esportivas.
Com as duas equipes tendo avançado à fase quartas de final do torneio, deixando pelo caminho Botafogo e Inter de Milão, as estimativas foram atualizadas, resultando em um aumento significativo na probabilidade de a taça vir para o Brasil no próximo dia 13 de julho.
No caso do Palmeiras, os cálculos, feitos a partir de 10 mil simulações, indicam que o alviverde tem agora 2,88% de chances de ser campeão.
Os números da empresa de estatísticas apontam que, nas quartas de final contra o Chelsea, o Palmeiras aparece com 24,63% de possibilidades de passar para a próxima fase, enquanto o time inglês tem 75,37%.
Com as eliminações de Inter de Milão e Manchester City, o Chelsea, que está do mesmo lado da chave, foi o time que deu o maior salto na probabilidade de avançar à final, saindo de 21,2% para 57,99%.
Em uma hipotética semifinal contra Fluminense ou Al Hilal, a equipe de Abel Ferreira avança à decisão em 13,08% das simulações.
Em relação ao tricolor carioca, as projeções da Opta apontam que a equipe tem agora 1,62% de possibilidade de ser campeão mundial nos Estados Unidos.
No duelo das quartas de final contra o Al Hilal, as simulações indicam que o time de Renato Gaúcho avança em 39,42% dos cenários projetados, contra 60,58% a favor do time saudita.
Avançando à semifinal, o Fluminense tem 9,42% de probabilidade de bater Palmeiras ou Chelsea para seguir rumo à decisão.
“Talvez tenha sido negligenciada antes do torneio a vantagem de calendário para os clubes brasileiros. Com apenas 12 rodadas de sua temporada de 38 jogos do Campeonato Brasileiro completadas, os times brasileiros chegaram à competição descansados, diferentemente de muitos clubes europeus que vinham de longas e exaustivas campanhas. Esse frescor tem sido evidente em suas performances até agora”, disse a Opta.
Ainda de acordo com o Opta Power Rankings, o confronto entre o Fluminense e a Inter de Milão era o de maior disparidade das equipes na fase eliminatória da Copa de Clubes, enquanto o time italiano era considerado o sétimo time de futebol masculino mais forte do planeta, o tricolor era apenas o 181º, sendo o clube com a pior classificação na fase de mata-mata.
Além disso, o desempenho dominante e a vitória histórica do Fluminense sobre o atual vice-campeão italiano e europeu por 2 a 0, com gols de Cano e Hércules, era o terceiro resultado mais improvável do torneio segundo os prognósticos do supercomputador, com apenas 7,5% de probabilidade de acontecer.
Ele só fica atrás do empate em 1 a 1 entre o Auckland City e o Boca Juniors (5,4%), e da vitória de 1 a 0 do Botafogo contra o PSG (Paris Saint-Germain) (6,4%).
O quarto resultado mais improvável, com 9,9%, foi a vitória de 4 a 3 do Al Hilal (70º do ranking) sobre o Manchester City (4º).
O time de Pep Guardiola era apontado como um dos principais favoritos ao título, atrás apenas do PSG.
O time francês segue como o principal candidato ao título, agora com 26,86% de chances contra 20,6% antes do início das oitavas de final.