As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estão abertas. A prova será realizada em fase única nos dias 26 e 27 de outubro. As inscrições custam R$ 181,00 e poderão ser feitas até o próximo dia 14 de agosto, pelo site da Cops. Os candidatos devem preencher o formulário e imprimir o boleto para o pagamento do preço público. Ao todo, serão oferecidas 3.180 vagas em 53 cursos de graduação presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Aprova Paraná Universidades.
Após avaliação e apresentação de melhorias à edição anterior, o Vestibular UEL 2026 traz atualizações ao processo seletivo, publicadas na Resolução CEPE nº 032/2025. No primeiro dia de avaliação (26/10), todos os candidatos inscritos farão a Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação, com 60 questões objetivas e uma proposta de redação, com cinco horas de duração.
Já no segundo dia (27/10), será aplicada Prova de Conhecimentos Específicos, com nove questões discursivas, com três horas de duração. A avaliação será realizada apenas por candidatos inscritos nos cursos de: Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
E em data prévia à fase única, no dia 14 de setembro, será aplicada a Prova de Habilidades Específicas (PHE), apenas para candidatos inscritos nos cursos de: Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Música.
Vagas – Do total de 3.180 vagas ofertadas pelo processo seletivo, a instituição mantém a reserva de 10% para ingresso via Vestibular UEL para estudantes de escola pública, 10% para estudantes negros de escola pública, 5% para negros independente do percurso e 5% para pessoas com deficiência.
Seguindo as normas da Resolução CU 031/2024, 20% do total de vagas continuam destinadas ao sistema Aprova Paraná Universidades, que utiliza o resultado obtido por candidatos na avaliação Prova Paraná Mais. Deste percentual, 10% serão reservadas para escolas públicas e 10% reservadas para autodeclarantes negros de escolas públicas.