(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo DN/Ivan Fuquini

PARANAVAÍ

Reforma administrativa concentra principais mudanças na Secretaria de Assistência Social

Mudanças organizacionais serão implantadas em etapas. Nesta primeira fase foram criados 31 cargos e funções gratificadas, com a extinção de 17 e o remanejamento de 17

REINALDO SILVA

Da Redação

A estrutura da Secretaria de Assistência Social de Paranavaí contará com duas novas diretorias, uma para atender as mulheres e outra para pessoas idosas. São as principais mudanças apontadas no Projeto de Lei 114/2025, que dispõe sobre a reforma administrativa e está em análise na Câmara de Vereadores.

Além de atender a demandas antigas da comunidade, a criação das duas diretorias é estratégica. De acordo com o secretário municipal de Administração, Rui Nunes, trata-se de um pré-requisito para receber verbas do governo estadual e estruturar políticas públicas voltadas aos dois públicos, mulheres e pessoas idosas.

Nunes explicou que a reforma administrativa será feita em etapas, “para que possamos respeitar os limites orçamentários”. A preocupação é com o valor destinado à folha de pagamento dos servidores, que não pode ultrapassar a marca de 54% do orçamento anual.

Criação da diretoria para pessoas idosas é uma demanda antiga da comunidade
Foto: Arquivo DN/Ivan Fuquini

Nesta primeira fase, haverá mudanças de diretorias entre secretarias e criação e extinção de cargos e comissões. “Foram criados 31 cargos e funções gratificadas, extintas 17 e foram remanejadas outras 17 entre as secretarias.”

Conforme matéria publicada na edição do Diário do Noroeste de terça-feira (2), as mudanças acarretarão acréscimo de R$ 117.158,45 mil por mês na folha de pagamento. Para 2025, considerando o período de julho a dezembro, o aumento seria de R$ 702.950,70. Diante dessa projeção, a despesa de pessoal atingiria 46,64% ao final do ano, portanto abaixo do limite de 54%.

O secretário de Administração lembrou que a última grande reforma administrativa foi aplicada em 2015, na gestão de Rogério Lorenzetti. “Na época, Paranavaí possuía 86.773 habitantes, de acordo com as estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).”

Mais recentemente, em 2024, o IBGE calculou 95.525 moradores em Paranavaí. O crescimento exige adequações na estrutura do Poder Executivo municipal, avaliou Nunes. “As mudanças são de extrema importância para dar celeridade aos serviços públicos, alinhando-se ao plano de governo da atual administração, que tem como objetivo tornar Paranavaí uma das melhores cidades para se viver no Brasil, promovendo o desenvolvimento e a qualidade de vida em todas as regiões.”

O projeto de lei foi lido na sessão ordinária de segunda-feira (30 de junho), passará pela análise da Procuradoria Jurídica do Legislativo e será avaliado pelas comissões permanentes de Constituição de Justiça (CCJ) e de Finanças e Orçamento (CFO). Só então seguirá para votação em plenário. Considerando a complexidade do conteúdo, o trâmite deverá se estender por pelo menos 15 dias.

Compartilhe: