(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
A médica-veterinária da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Luiza Coutinho Costa, representa o Brasil em um projeto internacional no Japão
Foto: ADAPAR
A médica-veterinária da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Luiza Coutinho Costa, representa o Brasil em um projeto internacional no Japão Foto: ADAPAR

DESTAQUE

Fiscal da Adapar representa o Brasil em projeto internacional de pesca e aquicultura no Japão

Com o objetivo de expandir o conhecimento técnico e contribuir para o aprimoramento das ações de biosseguridade na produção de animais aquáticos, a médica veterinária da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Luiza Coutinho Costa, participa de um projeto internacional no Japão.

A iniciativa é promovida pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e reúne participantes de diferentes países em um programa de capacitação sobre inovação e sustentabilidade no setor aquícola. A fiscal da Adapar integra um grupo de seis profissionais selecionados para participar do projeto e permanece por 40 dias no país asiático.

Luiza levou ao Japão um projeto voltado à biosseguridade na produção de animais aquáticos, com foco na tilapicultura do Paraná. “O meu projeto está relacionado à biosseguridade na produção de animais aquáticos, mais especificamente na tilápia do Estado”, explicou. Durante sua estadia, ela participará de treinamentos, palestras e visitas técnicas, incluindo uma semana de imersão na Universidade de Tóquio.

“A gente tem diversos treinamentos. No meu caso, na semana designada para a Universidade, eu vou ficar na Universidade de Tóquio, onde terei contato com pesquisadores e alunos para aprofundar o desenvolvimento do plano de ação”, disse a fiscal, que atua no Escritório Regional de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado.

O projeto apresentado por Luiza retrata as ações executadas pela Adapar na área de sanidade dos animais aquáticos. Entre as atividades da Divisão de Animais Aquáticos da agência, destaca-se o monitoramento das estações de alevinagem de tilápias, considerado fundamental para o controle de enfermidades desde as fases iniciais da produção.

A atividade alvo do projeto tem impacto direto na economia do Paraná. Nos cinco primeiros meses de 2025, o Estado liderou as exportações brasileiras de tilápia, com receita cambial de US$ 14,3 milhões, totalizando mais de 3,2 mil toneladas exportadas, segundo dados do Sistema Agrostat do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Conforme a análise preliminar do Valor Bruto de Produção (VBP) de 2024, realizada pelo Departamento de Economia Rural (Deral), a produção estadual de tilápia alcançou 191 mil toneladas, com rendimento de R$ 1,8 bilhão.

Projeto internacional – O projeto no qual Luiza participa é intitulado “Pesca Sustentável em Pequena Escala para uma Economia Azul Centrada na Pesca”. O termo “Economia Azul” se refere às atividades econômicas relacionadas aos oceanos e regiões costeiras, promovendo o desenvolvimento sustentável com equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental e aspectos sociais.

Compartilhe: