(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Trabalho será realizado simultaneamente em cidades do Paraná Foto: Daniel Caron/DPE-PR

CIDADANIA

Campanha da Defensoria Pública oferece exame de DNA gratuito em Paranavaí

Participantes também receberão orientações sobre o reconhecimento de forma presencial. O atendimento será no dia 15 de agosto (sexta-feira), das 13h às 17h

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) abriu nesta semana, em Paranavaí, o formulário de inscrições para o “Meu Pai Tem Nome”, campanha em prol do reconhecimento de paternidade com exame de DNA gratuito. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por formulário específico.

As inscrições se encerram no dia 11 de agosto. Moradores e moradoras de municípios vizinhos também podem participar.

Após o preenchimento do formulário, a equipe da DPE-PR entrará em contato para prestar informações e solicitar a documentação necessária. Nos casos em que for necessário realizar o exame de DNA, a Defensoria agendará a coleta com a família.

Os participantes também receberão orientações sobre o reconhecimento de forma presencial. O atendimento será no dia 15 de agosto (sexta-feira), das 13h às 17h, na sede da DPE-PR em Paranavaí, localizada na Rua Getúlio Vargas, 620, Centro.

Para participar do “Meu Pai Tem Nome”, é necessário que todos os envolvidos compareçam na data agendada e estejam dispostos a tentar solucionar a questão por meio de um acordo. Neste ano, o serviço passa a contar com uma novidade: o reconhecimento post mortem, quando o possível pai já faleceu. Nesses casos, pelo menos dois parentes precisam se disponibilizar a fazer o exame.

O reconhecimento também pode ser solicitado em casos de vínculo socioafetivo, em que a relação entre pai e filho(a) tem como base o afeto e a convivência, em vez da ligação biológica. A DPE-PR ressalta que não oferece o serviço para negativa de paternidade, ou seja, quando quem solicita o exame é o pai registral.

Outros municípios

A mobilização também ocorre nas cidades de Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória.

Ação nacional

O “Meu Pai Tem Nome” é promovido pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e, neste ano, será realizado em mais de vinte estados brasileiros. Na edição anterior, em 2024, a DPE-PR realizou a maior ação de reconhecimento de paternidade de sua história. No Paraná, a campanha é executada por meio da Assessoria Especial para Mutirões de Atendimento (AEMA) e do Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) da DPE-PR.

Compartilhe: