REINALDO SILVA
Da Redação
A manhã de sexta-feira (18) foi a mais fria de julho até agora em Paranavaí. A temperatura mínima registrada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar) foi de 6,4°C. Loanda também atingiu a marca mais baixa do mês, 6,6°C. O aumento gradativo dos valores ao longo do dia levou os dois municípios à máxima de 20,9°C.
Neste sábado (19), a variação entre o período da manhã e a tarde também será bastante significativa. Em Paranavaí e em Loanda, os termômetros devem registrar mínima de 9°C e máxima de 24°C. Domingo (20) também terá números iguais nas duas cidades: o dia começará com 12°C e caminhará para 26°C no momento mais quente, à tarde.
As temperaturas sobem aos poucos, dia a dia. Para ilustrar a previsão do Simepar, na segunda-feira (21), variação será de 11°C a 27°C; em Loanda, de 12°C a 27°C. Já na quinta-feira (24), Paranavaí terá mínima de 17°C e Loanda, 18°C, subindo, nos dois casos, para 29°C.
De acordo com o Simepar, a estabilidade atmosférica deverá predominar em todo o estado ao longo da semana. Somente a partir do próximo sábado (26), com o avanço de um novo sistema frontal pelo Sul do Brasil, é que se espera o retorno de instabilidades mais significativas no território paranaense.
O meteorologista Lizandro Jacobsen destacou que apesar de o frio amenizar momentaneamente o quadro de baixa umidade relativa, a condição está presente sobre o estado. Já são aproximadamente 20 dias sem chuva.
Diante da constatação, ele reiterou o alerta: há alto risco para incêndios florestais, principalmente no setor norte do Paraná. A falta de chuva também mantém baixa a qualidade do ar, “já que há muito material particulado na atmosfera, como poeira e poluição”, explicou o meteorologista.