Marisa e Walter Andrade têm o propósito de conhecer o Brasil inteiro. Até o momento, estiveram em 24 dos 26 estados do país, com exceção de Amazonas e Roraima
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
A ciência comprova: viajar faz bem para a saúde. Curtas ou longas, independentemente do destino, as viagens têm o poder de promover bem-estar físico e mental, combatendo o estresse e a ansiedade, aumentando a motivação e até mesmo proporcionando benefícios que ajudam no combate a várias doenças do corpo.
Juntos há 45 anos e com mais de 100 viagens na bagagem, o casal Marisa e Walter Andrade, de Paranavaí, atestam as melhorias em qualidade de vida que o simples fato de se desligar da rotina por alguns dias agregou na vida do casal ao longo dos anos. “Viajar não é gasto, é investimento”, afirmam.
A paixão pelo turismo começou cedo para ambos, antes mesmo de se conhecerem. Marisa se encantou pelo Rio de Janeiro. Walter, pelo Espírito Santo. Quando iniciaram o relacionamento, decidiram que as viagens seriam uma das prioridades na vida a dois e da família.

Desde o nascimento da primeira filha, o casal se propôs a realizar ao menos uma viagem por ano. De acordo com eles, a tradição se manteve até recentemente, quando a terceira filha passou a não morar na casa dos pais. “A gente nunca deixou de fazer uma viagem em nenhum ano com elas. Desde o dia em que elas nasceram, até o dia em que se casaram, todos os anos a gente viajou”, recorda Marisa.
A partir dos anos 2000, o casal acrescentou à agenda uma viagem a dois, dedicada a cultivar o relacionamento. Para eles, é o momento de se conectarem mais profundamente e criarem memórias explorando novos destinos e paisagens. Já em 2017, o que era um hobby ganhou novos olhares e se transformou em trabalho, ajudando outras pessoas com a organização e planejamento de viagens.
Céu, sol e mar
De lá para cá, o número de idas e vindas ao aeroporto só cresceu. Em 2022, por exemplo, foram doze deslocamentos, praticamente uma viagem por mês. Entre os destinos, Fernando de Noronha, San Andrés, na Colômbia, Punta Cana, na República Dominicana, e, claro, várias passagens por cidades nordestinas.
As praias brasileiras, inclusive, têm lugar especial nos corações de Marisa e Walter. Entre os destinos mais visitados pelo casal está Jericoacoara, vila do Ceará famosa pelas belezas naturais, escolhida 17 vezes. “Jericoacoara, para mim, é o lugar que todo ser humano tinha que ir, pelo menos uma vez na vida”, recomenda Marisa.

Em segundo lugar, outro destino litorâneo: Porto Seguro, na Bahia. A cidade, visitada em 14 oportunidades, foi o primeiro local do Nordeste conhecido pelo casal. “A gente amou tanto que foi levando família, filhas, primos, tia, e voltamos várias vezes em casal. É incrível, maravilhoso. Porto Seguro tem uma vibe encantadora”, relembram.
O Nordeste é a grande paixão dos dois. Quase todas as viagens que somam ao longo dos anos aconteceram por lá. Mas juntos, eles têm o propósito de conhecer o Brasil inteiro. Até o momento, estiveram em 24 dos 26 estados do país, com exceção de Amazonas e Roraima.
Os dois transformaram o ato de viajar em estilo de vida, e hoje passam o prazer adiante, contagiando e incentivando milhares de pessoas a desbravar o novo. “Quem viaja passa a ver a vida de outra maneira”, afirma Marisa. “Casais que viajam juntos, permanecem juntos. Eu prefiro viajar a ter um carro zero”, completa Walter.
