A Prefeitura de Paranavaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste mês o maior mutirão de consultas e exames oftalmológicos da história do município, voltado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa tem como meta zerar a fila de espera no município, atendendo com prioridade os pacientes que aguardam há meses, e até anos, por atendimento especializado.
Com a contratação de clínicas credenciadas para realizar os atendimentos diretamente em Paranavaí, o mutirão prevê a realização de aproximadamente 6 mil consultas oftalmológicas (incluindo primeiras consultas e retornos), além de 2.660 exames complementares, beneficiando diretamente a população e agilizando os atendimentos da rede pública de saúde.
O investimento é de mais de R$ 700 mil, com recursos do Governo do Estado do Paraná, e o prazo de execução da ação é de até 180 dias.
“Essa ação responde a uma das demandas mais cobradas pela população. No nosso plano de governo, firmamos o compromisso de ampliar o acesso às especialidades, e hoje estamos concretizando esse compromisso com planejamento, seriedade e respeito aos usuários do SUS”, destacou o prefeito Mauricio Gehlen.
Realizados exclusivamente dentro do município, os atendimentos representam mais comodidade à população, evitando deslocamentos para outras cidades e promovendo a humanização do cuidado, além de gerar economia com transporte e hospedagem.
A secretária municipal de Saúde, Andreia Martins Vilar, explica que a regulação será feita exclusivamente pela equipe da Secretaria, com base na fila de espera já cadastrada. “Estamos trabalhando para garantir que ninguém fique sem resposta.É uma ação de saúde pública, mas também de justiça social. A fila de espera da oftalmologia será enfrentada com força-tarefa, organização e foco em resolutividade”, afirmou.
A Prefeitura reforça que os pacientes serão comunicados com antecedência por telefone ou WhatsApp sobre a data, horário e local da consulta. Para isso, é fundamental manter os dados atualizados junto ao agente comunitário de saúde ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranavaí