Expectativa é que a entidade esteja em funcionamento a partir de setembro deste ano, atendendo a demandas do Poder Legislativo em toda a região
REINALDO SILVA
Da Redação
Vereadores de 14 municípios do Noroeste do Paraná se reuniram em Paranavaí na última sexta-feira (25) para tratar sobre a criação de uma associação intermunicipal das casas legislativas da região.
Na ocasião, conversaram sobre a atuação parlamentar junto à comunidade e levantaram pontos que consideram importantes para formatar o estatuto da entidade. O documento guiará os rumos dos trabalhos e definirá as regras de funcionamento da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste do Paraná (Acamnorpa).
Entre os itens em discussão, o valor da contribuição mensal, necessária para estruturar a sede física e manter as atividades em prol das câmaras de vereadores. O repasse só será possível se houver previsão no regimento interno de cada casa legislativa.

Foto: Divulgação
O presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, Carlos Augusto Pereira de Lima, foi o propositor da retomada a Acamnorpa. A entidade teve a fundação em 1997, mas nunca registrou participação ativa.
Segundo ele, o funcionamento da associação é uma estratégia para ampliar da representatividade política do Noroeste do Paraná. Além de valorizar o Poder Legislativo, dá forças para levantar pautas regionais e buscar o apoio dos governos estadual e federal na concretização de projetos.
No âmbito intermunicipal, atendendo às demandas das câmaras de vereadores, a Acamnorpa prestará assessorias necessárias e promoverá cursos voltados tanto aos parlamentares quanto aos servidores públicos.
Por enquanto, o grupo de trabalho formado em Paranavaí segue com a elaboração do estatuto da associação. O próximo encontro presencial será no dia 21 de agosto, data em que deverão finalizar e votar a redação do documento. A expectativa é que a Acamnorpa entre em atividade em setembro deste ano.