As inscrições para as categorias tradicionais do Concurso Agrinho, promovido pelo Sistema Faep, estão abertas até às 14 horas do dia 11 de agosto. Ao todo, são oito modalidades com o prazo em vigor, cada uma com regulamento específico, disponível para consulta no site https://www.sistemafaep.org.br/agrinho/. Os vencedores serão divulgados na segunda quinzena de setembro, também no site da entidade. A festa de premiação está marcada para o dia 20 de outubro, no Expotrade Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Com o tema “Festejando a conexão campo cidade”, a edição deste ano tem um sabor especial, já que o Programa Agrinho completa 30 anos de criação. “É um orgulho para nós chegarmos à 30ª edição dessa iniciativa que contribui de forma decisiva para a conscientização dos estudantes sobre a importância de temas como saúde e meio ambiente. São centenas de milhares de alunos envolvidos todos os anos, em um movimento que faz a diferença na educação dos paranaenses”, celebra o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.
O tradicional Concurso Agrinho mantém o formato dos anos anteriores, com inscrições online. Os trabalhos devem ser enviados pelos professores por meio do sistema disponível no regulamento. No momento da inscrição é necessário encaminhar o formulário assinado pela direção da instituição de ensino em formato PDF.
Os prêmios estão discriminados no regulamento de cada categoria, incluindo smartphones, tablets, notebooks, projetores multimídia e automóveis. Nesta edição, serão três automóveis zero quilômetro destinados aos três primeiros lugares da categoria Experiência Pedagógica. O evento de encerramento da 30ª edição do Programa Agrinho reunirá cerca de 4 mil pessoas, incluindo alunos, pais, professores, diretores, representantes da comunidade escolar e autoridades de todas as regiões do Paraná.
Outras categorias – Além do Concurso Agrinho tradicional, o programa conta com outras categorias, promovidas em parceria com o governo estadual, com prazo em aberto. “Robótica: Rede Pública de Ensino”, “Programação: Rede Pública de Ensino”, “Relatório de Pesquisa – Colégio Agrícola”.