Secretário Leonaldo Paranhos lançou em Paranavaí o Território Turístico Águas do Arenito Caiuá, com o objetivo de promover o setor e dar visibilidade à região
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Paranavaí e outros 14 municípios do Noroeste paranaense agora compõem oficialmente o novo Território Turístico Águas do Arenito Caiuá. O projeto da Secretaria de Estado do Turismo organizou o Paraná em regiões para impulsionar as potencialidades de cada região e promover o turismo do interior do estado. No Noroeste, a proposta visa fortalecer vertentes em expansão, como o turismo religioso, de aventura e o náutico.
Nesta sexta-feira (8), o secretário de Estado de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, esteve em Paranavaí para o lançamento do território e conversou com prefeitos dos municípios da região e outras lideranças políticas. Na oportunidade, recebeu demandas relacionadas ao setor e anunciou a liberação de diversos convênios para execução de obras a fim de impulsionar o turismo local.

Foto: Ivan Fuquini
Em entrevista coletiva, Paranhos reforçou a importância do projeto para consolidação do turismo regional. “Essa é a determinação que recebi do nosso governador para fortalecer aquilo que nós temos já implantado, mas é preciso infraestrutura, é preciso reconhecimento. Tanto que o governador fez um decreto que dá à secretaria a responsabilidade de certificar estradas, monumentos, lagos, rios, atrativos turísticos como de alto interesse relevante”, informou.
O território engloba a região banhada pelos rios Paraná e Paranapanema. Pertencem à região Águas do Arenito Caiuá, além de Paranavaí, Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Guairaçá, Inajá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Paranapoema, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara e Terra Rica.

Foto: Ivan Fuquini
Segundo o secretário, a consolidação desse território vai estimular e mostrar para todo o Paraná as atrações turísticas da região, especialmente as opções de turismo náutico, de aventura e religioso, que se destacam.
Mas, além disso, vai organizar e estruturar uma série de demandas para possibilitar a adequação do setor e a recepção dos visitantes. “O turismo é um conjunto de ações. Eu posso até ir numa cachoeira que dá 10 quilômetros, mas eu preciso da estrada para chegar lá. E se eu for no final da tarde, eu preciso saber onde eu vou jantar. Onde que eu vou pernoitar? Tem que ter os leitos. Então esse é o conjunto estratégico do território”, esclareceu.
A visita do secretário também foi uma oportunidade para entender os problemas enfrentados pelo setor na região e, a partir da liberação de recursos, auxiliar na resolução. Pelo menos nove municípios, incluindo Paranavaí, assinaram convênios que vão permitir investimentos que corroboram para o crescimento do turismo.
Paranavaí foi contemplado com recursos para construção de uma infraestrutura náutica no Balneário Cristo Rei. Paraíso do Norte, Paranapoema, Santo Antônio do Caiuá e São Carlos do Ivaí receberam investimentos para finalidades semelhantes.

Foto: Ivan Fuquini
Amaporã e Tamboara receberam aporte financeiro para construção de portais turísticos nas cidades. Já Terra Rica teve liberação de recursos para revitalizar a área dos Três Morrinhos. Nova Aliança do Ivaí foi contemplada com a construção de um barracão.

Para o secretário de Turismo, a liberação de investimentos é urgente para algumas localidades, e por isso a secretaria tem trabalhado de forma próxima aos gestores para sanar os problemas e alavancar o setor. “O trâmite é rápido. A gente assina o convênio, o prefeito faz a licitação e começa a construir a obra necessária.”