(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Profissionais de toda a Região Noroeste participaram do evento nesta sexta-feira em Paranavaí Foto: Ivan Fuquini

PLANIFICASUS

Estratégia de planificação aprimora o fluxo de atendimentos, assegura a 14ª Regional de Saúde

Os pacientes passam por consultas médicas. Os profissionais identificam os agravos e fazem as notificações. As informações abastecem o banco de dados, se transformam em estatísticas e permitem avaliar o cenário territorial, apontando a necessidade de intervenção das equipes de saúde, com campanhas de prevenção e estruturação de políticas públicas que sanem o problema.

A dinâmica descrita acima é possível quando a Atenção Primária em Saúde e a Vigilância em Saúde atuam de forma integrada, e é fundamental para garantir a fluidez dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse foi o tema da capacitação promovida em Paranavaí nesta sexta-feira (8) pela 14ª Regional de Saúde dentro da estratégia de educação permanente chamada de PlanificaSUS.

Valéria Cristina Daldato é uma das tutoras do PlanificaSUS na Região Noroeste. Ela explica que a planificação consiste na capacitação dos profissionais da atenção primária. “O que o estado está oferecendo? Toda a teoria que existe, baseada na rede de atenção à saúde, que é o nosso foco no Paraná.” Palestras, oficinas de formação e reuniões ao longo do ano disseminam conhecimento “com um único objetivo, melhorar o atendimento da população na atenção primária de saúde”.

Outra ação inserida na estratégia de planificação foi entrevistar lideranças comunitárias e, a partir dos relatos, identificar demandas e obter avaliações sobre os serviços ofertados à população. 

O “giro com o paciente” também foi instrumento de análise da efetividade da atenção primária. A tutora regional do PlanificaSUS Jéssica Jorge Francisco detalhou: “O enfermeiro acompanha o paciente. Ele é atendido na recepção [da unidade básica de saúde]. Quanto tempo demorou para o acolhimento? Qual foi o tempo de permanência? E depois para ser atendido pelo médico, quanto tempo demorou? [Tudo] para que consiga estruturar o fluxo interno da unidade”.

De acordo com a tutora regional Maria da Penha Francisco, o PlanificaSUS permitiu a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, que garante atendimento seguro em todos os caminhos que o paciente precisa percorrer dentro da unidade de atenção e até mesmo em casa. O intuito é praticar o cuidado integral, com vistas a evitar, por exemplo, a administração de medicamentos ou dosagens erradas.

A capacitação desta sexta-feira foi a 10ª etapa da estratégia PlanificaSUS. A abordagem foi direcionada às vigilâncias ambiental, sanitária, em saúde do trabalhador, epidemiológica e em saúde mental. Também participaram do evento as tutoras regionais Maria Heloísa Santin e Natália Feital Paszczuk.

Compartilhe: