(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O GOVERNADOR Ratinho Júnior falou sobre educação
O GOVERNADOR Ratinho Júnior falou sobre educação

GESTÃO

Ratinho Junior compartilha projetos de sucesso da educação no Conexidades

Governador participou do painel em Holambra (SP), nesta sexta-feira (8). Ele elencou as ações que fizeram com que a educação do Paraná alcançasse o topo do Ideb nos últimos anos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou nesta sexta-feira (8) os avanços do Paraná na educação durante o painel “Cruzando Fronteiras – Parcerias entre Estado e Municípios – Educação na Direção Certa”. Realizado na cidade de Holambra, em São Paulo, o evento integra a programação do 8º Conexidades e tem como objetivo a troca de experiências em temas como sustentabilidade, inovação e políticas públicas, além da educação.

“A educação transforma qualquer país, cidade ou estado. É algo que já vimos no mundo. A Coreia do Sul, por exemplo, na década de 1960, era um dos países mais pobres do planeta e, hoje, é uma potência, graças a muito investimento em educação. No Paraná, buscamos nos inspirar nesses exemplos e, em eventos como este, podemos mostrar o que deu certo no nosso estado e compartilhar nossa experiência com outros gestores públicos”, destacou Ratinho Junior.

Entre os principais resultados do Paraná elencados pelo governador está o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), métrica do Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade do ensino no País. O Paraná passou de 7º em 2019 para 1º lugar em 2021, índice mantido na última avaliação, de 2023. Na prática, isso demonstra que o Estado possui a melhor educação do Brasil em todos os níveis de ensino, do fundamental I e II ao ensino médio.

“O Paraná é o estado que tem a melhor educação do Brasil. Há cinco anos lideramos o ranking nacional e passamos a ser uma grande referência nessa área, transformando a vida de milhares de jovens, valorizando muito os profissionais da educação e implantando uma educação moderna”, disse Ratinho Junior.

Parte desse salto é consequência de mudanças realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) no currículo escolar. Os estudantes passaram a ter aulas sobre associativismo, cooperativismo, empreendedorismo, oratória e educação financeira familiar, preparando-os de forma mais completa para a vida adulta. Outra inovação vem da tecnologia. Atualmente cerca de 500 mil alunos têm aulas de programação e robótica nas escolas.

“Nossos alunos têm matemática gamificada, onde ele aprende por meio de jogos; temos o programa Leitura Paraná, no qual o estudante escolhe, entre mais de 200 mil livros na plataforma digital, o que ele quer ler, sem imposição de um único título, podendo escolher aquele que está em destaque, que está chamando atenção. É preciso modernizar a educação, e é isso que estamos fazendo no Paraná”, ressaltou o governador.

E a qualidade de aprendizagem teve um reforço fundamental nos últimos anos: a segurança alimentar. “Uma boa merenda é fator determinante para o aluno ir à escola, especialmente quando ele não tem alimentação adequada em casa. Antes, no Paraná, o aluno comia carne uma vez por semana. Implantamos o projeto Mais Merenda e hoje ele tem proteína animal todos os dias. Antes, a merenda era servida uma vez por período; agora, o aluno se alimenta na entrada, no recreio e antes de ir embora. É o maior programa de segurança alimentar nas escolas do Brasil”, explicou.

conexidades – O Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados (Conexidades), que acontece a cada ano em uma cidade diferente, chega à sua 8ª edição consolidado como um dos maiores congressos nacionais voltados à construção de soluções para os desafios dos municípios brasileiros, reunindo lideranças públicas, privadas e da sociedade civil.

Ao lado de Ratinho Junior, participaram do painel o secretário de Educação de São Paulo e ex-secretário do Paraná, Renato Feder; o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Fabrício Moura Moreira; e o pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Universidade Estadual Paulista, Raul Borges Guimarães.

Compartilhe: