Entender o comportamento do consumidor e antecipar os próximos movimentos do mercado deixou de ser diferencial e se tornou um passo essencial para quem empreende. Por isso, o Sebrae/PR disponibiliza o “Guia de Tendências: Publicação 2025”, um material desenvolvido para quem busca inovação, relevância e conexão com o futuro.
Disponibilizado gratuitamente no portal da instituição, o estudo reúne análises e mapeamentos de padrões que moldam o consumo e o posicionamento de marcas de diferentes continentes do planeta, apresentando dados, cenários e ideias aplicáveis para quem empreende.
Estão reunidas 28 tendências em seis macrotendências, como o valor do pertencimento, o consumo inteligente e sustentável, a busca por bem-estar, vida otimizada pela tecnologia, consumo sem rótulos e economia do agora. O guia propõe uma reflexão sobre os conflitos entre a conveniência digital, a necessidade de relações humanas autênticas e apontar caminhos sobre como pequenos negócios podem se destacar nesse cenário, oferecendo experiências reais e gerando conexões significativas com seus públicos.
Além de inspirar, o Guia funciona como porta de entrada para uma jornada de conhecimento que não termina na leitura. Oficinas, consultorias e mentorias são algumas das orientações indicadas após o consumo do conteúdo.
“O Guia de Tendências é uma ferramenta viva, construída para orientar o empreendedor com base no presente, mas de olho no futuro. Ele mostra que é possível sair da operação e ter um olhar estratégico, entendendo os sinais do mercado, os desejos dos consumidores e o papel que sua marca pode cumprir dentro desse cenário. E o mais importante: oferece caminhos reais de aplicação, o que é fundamental especialmente para os pequenos negócios”, afirma Maurício Reck, consultor do Sebrae/PR.
Gratuito, o Guia de Tendências está disponível para download em: https://sebraepr.com.br/tendencias/.