É normal que haja uma queda de cabelo no nosso dia a dia. Entretanto, essa queda, em alguns casos, pode ser um sinal de algum problema de saúde. A queda de cabelo é um problema frequente tanto para mulheres quanto para homens, e pode causar grande impacto na aparência da pessoa, o que provoca a diminuição da autoestima.
É importante entender que a queda capilar faz parte de um processo natural do nosso organismo, em que o indivíduo perde, aproximadamente, 100 fios de cabelo por dia. Esse cenário se torna preocupante, entretanto, quando a quantidade de fios ultrapassa essa média. Ter uma rotina estressante, somada a uma alimentação desregrada, com poucos nutrientes e carente de vitaminas, podem ser algumas das razões para o desenvolvimento de doenças capilares.
Além disso, outras principais causas da queda de cabelo são as alopecias. A alopecia androgenética (mais conhecida como calvície) é o mais comum de ocorrer em homens, por exemplo, e também costuma ser algo já esperado por muitos deles. Já a alopécia areata pode atingir indivíduos de ambos os sexos e, muitas vezes, o cabelo cai de pontos específicos da cabeça.
Alopecia androgenética – Popularmente chamada de calvície, esse tipo de alopecia afeta mais os homens, e costuma se manifestar entre os 40 e 50 anos. Estima-se que 80% dos homens com mais de 80 anos sofram de calvície. Ela começa a se desenvolver ainda na adolescência, quando os estímulos hormonais começam a aparecer. Entretanto, é só na fase adulta que passa a ser mais aparente, deixando o couro cabeludo mais aberto.
Alopecia areata – A alopecia areata é uma doença inflamatória. Nesse caso, quando os fios caem, formam-se falhas circulares no cabelo, deixando o couro cabeludo mais aparente. Ela não é uma doença contagiosa e pode estar ligada a fatores emocionais, traumas físicos, genética e quadros infecciosos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), embora possa haver casos de perda total dos fios de cabelo, é possível que eles cresçam novamente.
O que mais pode causar a queda de cabelo?
Além dos tipos de alopecias, que são condições ligadas diretamente à queda de cabelo, existem alguns outros fatores que podem contribuir para isso, como: estresse, alteração hormonal, gestação, pós-parto, produto químico, uso de remédios como antidepressivos e anticoagulantes, anemia, ansiedade e má alimentação.
E como é feito o diagnóstico? Lembre-se que é normal haver uma queda de cabelo. Contudo, se houver a suspeita ou preocupação de que seu cabelo esteja caindo muito mais do que o normal, é necessário procurar um médico especialista para entender o que está acontecendo.