O programa Parceiro da Escola fez uma verdadeira revolução em 82 colégios da rede estadual de ensino. De acordo com um levantamento da Secretaria de Estado da Educação junto da Apogeu, Tom Educação e Impulso, nos primeiros 100 dias do semestre, foram desenvolvidas 3.740 intervenções estruturais, entre reformas, compra de equipamentos e pinturas, o que equivale a uma média de quase 40 serviços por dia/letivo. As mudanças refletem diariamente no bem-estar de estudantes, professores, servidores, e de toda a comunidade escolar
Entre as melhorias estão 200 pinturas de salas de aula, 872 vidros trocados, 20 cabines de banheiros reformadas, 145 portas e 2.017 lâmpadas trocadas, e compra de 213 ventiladores, 33 aparelhos de ar-condicionado e oito freezers. Também foram entregues uniformes aos alunos.
O Parceiro da Escola é fruto de uma lei estadual criada em 2024 após o sucesso de um projeto-piloto desenvolvido em duas escolas estaduais em Curitiba e São José dos Pinhais. A atuação das empresas parceiras especializadas em educação ocorre no âmbito administrativo, em áreas como limpeza, segurança, fornecimento de materiais e suporte, deixando a cargo dos diretores a gestão pedagógica, acompanhamento do trabalho dos professores e do desempenho dos alunos, e contato com a comunidade escolar.
São 82 unidades do Parceiro da Escola distribuídas pelo Paraná.
“Estes números demonstram que o programa está no caminho certo”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “As melhorias estruturais, o apoio e a eficiência na gestão são reflexos de um modelo que coloca o aluno no centro da política pública. Selecionamos escolas que precisavam de apoio e já estamos colhendo bons frutos das parcerias”.
Para as áreas de Pensamento Computacional e Programação, o programa promoveu a modernização dos laboratórios de informática, com reformas estruturais e aquisição de equipamentos, totalizando outras 300 ações tecnológicas em um semestre letivo.