A destinação irregular de móveis velhos e materiais sem utilidade pode estar com os dias contados em Paranavaí. Recentemente o vereador Antonio Marcos Sampaio apresentou a Indicação n.º 283/2025, que sugere a implantação do serviço de coleta de inservíveis nos bairros, em parceria com a empresa responsável pela limpeza urbana, utilizando a estrutura da coleta seletiva já existente.
“O objetivo é recolher materiais de grande porte descartados pela população, como sofás, colchões, estantes, guarda-roupas e outros móveis danificados”, disse Sampaio, relatando que este modelo já é realidade em cidades como Maringá, onde o serviço tem mostrado bons resultados.
Atualmente, a falta desse tipo de coleta em Paranavaí resulta em descarte irregular em terrenos baldios, estradas rurais, calçadas e até pastagens. Além da poluição visual, a prática compromete a saúde pública e o meio ambiente.
De acordo com a justificativa da proposta, esses resíduos favorecem a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito da dengue, escorpiões e roedores, além de aumentar os riscos de queimadas e degradação ambiental.
A sugestão é que o serviço seja organizado por meio de um cronograma setorizado, aproveitando a logística da coleta seletiva, o que reduziria custos operacionais. O agendamento poderia ser feito por telefone, WhatsApp ou pelo aplicativo da Ouvidoria Municipal, garantindo praticidade à população.