Atração faz parte da divulgação do Festival da Primavera, que em setembro chega à 28ª edição celebrando os 130 anos de relações Brasil–Japão
Cibele Chacon
Da Redação
A Praça dos Pioneiros, em Paranavaí, será palco neste sábado (30), das 16h às 18h, de apresentações do Matsuri Dance com acompanhamento do Taiko. A iniciativa é uma prévia cultural para divulgar o Festival da Primavera, que será realizado entre os dias 4 e 13 de setembro no município.
Em sua 28ª edição, o Festival da Primavera traz como tema em 2025 “Kizuna, a flor da amizade Brasil–Japão”, em referência aos 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O evento é considerado uma das festas mais tradicionais de Paranavaí e, pelo segundo ano consecutivo, terá 10 dias de duração.
De acordo com Márcia Paula Igarashi, da Comissão Organizadora, o objetivo deste ano é levar a festa para além dos portões do Clube SPDC, aproximando a comunidade local da cultura japonesa e a ação na Praça dos Pioneiros busca ampliar a visibilidade do festival.
“Apesar de estarmos na 28ª edição, percebemos que muitas pessoas ainda não conhecem o evento. Queremos levar um pouco da nossa cultura para um espaço central da cidade e interagir diretamente com a comunidade”, explicou Márcia.
O Taiko, tradicional tambor japonês, impressiona pelo vigor das batidas, transmitindo energia e valores como dedicação, cooperação e respeito. Já o Matsuri Dance, criado no Brasil pela comunidade nikkei, mistura a tradicional dança japonesa Bon Odori com músicas jovens, animadas e muitas vezes conhecidas pelos fãs de anime.
“A união das batidas do Taiko e das danças do Matsuri Dance lembram a alegria das festas de rua brasileiras. É com esse espírito que convidamos o público a dançar conosco ao som das músicas japonesas”, destacou Márcia.
Celebração dos 130 anos de diplomacia – Neste ano, a programação do Festival da Primavera também será marcada pela comemoração dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. O tratado abriu caminho para a imigração japonesa e consolidou a presença da cultura nipônica no país.
“Queremos transmitir com o festival valores como união e cooperação, mostrando a importância dessa mistura cultural que nos une brasileiros e descendentes de japoneses. O evento na Praça é apenas uma amostra das apresentações e atividades que preparamos para os 10 dias de festa”, completou a organizadora.
Serviço Apresentação de Matsuri Dance
Sábado, 30 de agosto
16h às 18h
Praça dos Pioneiros – Paranavaí