A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ganhou destaque na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Paranavaí, segunda-feira (5). A pedido do vereador José Galvão, a diretora da Apae, Nadyeska Martinez, utilizou a tribuna para defender o tema deste ano: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”.
Nadyeska ressaltou que a semana vai além da reflexão. “É um momento para refletir sobre a importância de ouvir, respeitar e garantir o protagonismo da pessoa com deficiência em todos os espaços da sociedade, reconhecendo suas vozes e potencialidades”, afirmou.
A diretora lembrou que este evento é espaço de luta e mobilização social. “As pessoas com deficiência não pedem privilégios, mas igualdade de condições e respeito às suas vozes”, acrescentou.
Ela também agradeceu o apoio dos vereadores com a aprovação da Moção de Repúdio à ADI 7796 que ameaça a continuidade das escolas especializadas no Paraná, que há décadas garantem educação adequada aos estudantes com necessidades específicas, essenciais para o desenvolvimento pleno, oferecendo recursos pedagógicos e atendimento individualizado que a rede regular, muitas vezes, não consegue prover.
“Interromper seu funcionamento seria retroceder em direitos fundamentais e comprometer a inclusão efetiva desses alunos”, destacou o vereador Galvão.
O presidente da Câmara, Carlos Augusto Pereira de Lima, em nome dos vereadores, declarou apoio irrestrito à causa. “A Câmara está ao lado da Apae e da comunidade. Inclusão é direito e nós, como legisladores, temos o dever de defendê-lo sempre”, complementou.
As atividades seguem até o fim do mês com palestras, eventos culturais e ações educativas, mobilizando famílias, entidades e o poder público em defesa da cidadania e da inclusão.