Os dez selecionados foram premiados e terão seus enfeites japoneses integrados à decoração oficial do evento
Cibele Chacon – da redação
A comissão organizadora do 28º Festival da Primavera de Paranavaí divulgou o resultado do Concurso Cultural de fukinagashi, enfeites japoneses coloridos que ganharão destaque na decoração da festa. A iniciativa foi proposta às escolas da rede municipal de ensino e outras instituições para que fossem produzidas suas próprias versões desse tradicional ornamento nipônico.
Ao todo, foram entregues 29 trabalhos que surpreenderam pela criatividade, acabamento e significado cultural. Os dez primeiros colocados, escolhidos por um júri especial, receberão troféus personalizados, enquanto todos os enfeites confeccionados comporão a ambientação do evento, que acontece de 4 a 13 de setembro na sede da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC).
De acordo com Márcia Paula Igarashi, membro da comissão organizadora, a proposta nasceu como uma forma de aproximar a comunidade do festival e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura japonesa. “Juntamente com a comemoração dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, vimos a oportunidade de transmitir a cultura e a história da imigração japonesa e aproximar a comunidade do nosso evento. O Concurso de enfeites foi o resultado. Nossa presidente, Jeanne Maria Fujii Kato, tinha essa visão desde o começo do ano, dos enfeites sendo içados de uma vez na abertura, com a participação dos envolvidos celebrando conosco”, explicou.
Para participar, os estudantes tiveram de seguir alguns critérios: o fukinagashi precisava ter no mínimo 2,5 metros e no máximo 3 metros de altura, com franjas de aproximadamente 2 metros. O tema escolhido para guiar a produção foi “Laços de amizade entre Brasil e Japão”. Fora essas exigências, a criatividade foi o principal critério, permitindo a utilização de diferentes materiais e formatos.
O resultado, segundo a comissão, foi acima das expectativas. “As crianças apresentaram vídeos falando sobre o quanto aprenderam e se divertiram com o processo. Foi emocionante ouvir a palavra fukinagashi sendo dita pelos participantes”, destacou Márcia. Ela agradeceu o envolvimento de pais, professores, coordenadores, diretores e voluntários que ajudaram na realização do projeto.
A escolha dos vencedores ficou a cargo de um júri composto por representantes da comunidade cultural, educacional e política de Paranavaí. Integraram a banca: Jeanne Maria Fujii Kato (presidente do Festival da Primavera), Mitsuko Ikeda (professora de canto, japonês e origami), as vereadoras professora Cida Gonçalves e Maria Clara Gomes Ferreira Buarque, a secretária de Educação Wanessa Durante, Ana Paula Máximo (gerente de Desenvolvimento Cultural da Fundação Cultural) e o patrocinador Sílvio Akiyoshi (Faculdade Unina).
Ainda de acordo com a organizadora, mais do que a premiação, a grande recompensa será ver cada trabalho exposto no espaço externo do Festival da Primavera, compondo a decoração do evento que neste ano celebra os 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, estabelecidas com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.
Para a comissão, a participação das crianças fortalece a proposta do festival de promover um intercâmbio cultural vivo e envolvente. “Com a participação da comunidade, obtivemos uma maior acessibilidade e com isso a oportunidade de compartilhar a arte japonesa, além de valorizar o trabalho dos voluntários que estão à frente do evento”, afirmou Márcia.
As instituições ganhadoras foram:
Centro da Juventude (Tarde)
Escola Municipal Ilda Campano Santini
Escola Municipal Rotary Arenito (4A)
Escola Municipal Santos Dumont (3A)
Escola Municipal Santos Dumont (3B)
Grupo da Terceira Idade Sesc
Guarda-mirim (manhã)
Guarda-mirim (tarde)
Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo 2
Colégio Estadual Curitiba




Rotary Arenito 4A

Santos Dumont 3A


Nossa Senhora do Carmo 2

Santos Dumont 3B
