A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) promove até esta quinta-feira (04), em Foz do Iguaçu, o IV Encontro Paranaense de Jovens Protagonistas. O evento reúne 228 estudantes e pedagogos das instituições de ensino que integram o Programa Paraná Integral para discutir e fortalecer o protagonismo juvenil no processo educativo.
“Jovem Protagonista é aquele estudante que dá apoio à equipe gestora, ao pedagogo e que lidera ações na escola”, explica Mauren Martini Lobo, técnica pedagógica da secretaria, responsável pela organização do Encontro, que tem como lema “Por onde passo deixo a minha marca”.
Este ano, o número de vagas do evento dobrou e a faixa etária dos alunos participantes foi ampliada: do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os jovens estão divididos em dois grupos: 41 formadores – que participaram da edição anterior e retornam para compartilhar as experiências já aplicadas em suas escolas – e 186 cursistas, indicados pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs), que participam pela primeira vez.
Para a coordenadora de Educação Integral da Seed-PR, Marytta Rennó, o encontro representa a culminância de um trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Os encontros online já transformam os alunos dentro das escolas, mas agora, com a formação presencial, esses jovens vão voltar com conhecimento e experiência para mudar não só suas escolas, mas toda a rede”, afirmou.

Formação e atividades – Durante três dias, os estudantes participam de oficinas e palestras voltadas ao desenvolvimento de liderança, troca de experiências e práticas pedagógicas. O objetivo é preparar os jovens protagonistas para atuar como multiplicadores em suas escolas, fortalecendo o modelo de educação integral.
“O Jovem Protagonista é o porta-voz do nosso modelo de educação integral”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. “Queremos formar futuros líderes do Paraná e do Brasil, com uma educação completa, integrada e estimulante”, completa.
Educação integral – No Paraná, mais de 80 mil estudantes em 408 escolas da rede estadual já vivenciam a educação em tempo integral. Nesse modelo inovador, a jornada escolar chega a até 45 horas semanais, com cinco refeições diárias e atividades práticas que tornam o aprendizado mais dinâmico.
Neste ano, o Governo do Estado entregou 80 mil kits de uniforme e regulamentou, por meio do decreto nº 10.141/2025, o Programa Paraná Integral (PPI), que visa ampliar a oferta dessa modalidade e estabelecer metas claras de qualidade pedagógica e acompanhamento da aprendizagem.
Os resultados são notáveis. No último Ideb, as escolas integrais do Paraná registraram um aumento de 14% no ensino fundamental II e 18% no ensino médio, superando a média nacional. A educação em tempo integral tem ajudado jovens a descobrir seus talentos, a sonhar com o futuro e a se preparar melhor para ele. Além disso, proporciona tranquilidade às famílias, que sabem que seus filhos estão em um ambiente seguro, enquanto trabalham.
Experiência cultural – Além da programação pedagógica, os participantes visitaram o Parque Nacional do Iguaçu. Para muitos, foi a primeira oportunidade de conhecer as Cataratas, uma das sete maravilhas naturais do mundo. A atividade teve acompanhamento de guias e equipes da Seed-PR e dos NREs.