Ratinho Junior destacou o esforço para transformar o Estado no supermercado do mundo e valorizou o financiamento de investimentos para os agricultores
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o bom momento do Paraná no campo ao participar da 6ª edição do Fórum do Agronegócio, na manhã desta quinta-feira (4), em Londrina, Norte do Estado. Ele voltou a lembrar o esforço para transformar o Estado no supermercado do mundo e valorizou o financiamento de investimentos para os agricultores, por meio do Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais ). Disse ainda que o grande acerto do Paraná é o planejamento a longo prazo.
Esses temas foram explorados pelo chefe do Executivo paranaense durante o painel “Geopolítica no agro: produção eficiente e acesso a mercados”. A proposta da atividade, que contou com mais três debatedores, era desenvolver uma avaliação conjunta sobre como o país pode se posicionar de forma estratégica frente às novas dinâmicas globais, considerando a integração entre governo, lideranças e entidades representativas, em busca de protagonismo global.
“O agro é o carro-chefe do Paraná. A nossa base econômica, quase 40%, vem derivada da agroindústria. É por isso que o Paraná tem se transformado cada vez mais no supermercado do mundo”, falou o governador. “Isso porque, além de produzir tudo aquilo que a gente já faz na roça, nós também hoje passamos a ter uma industrialização, que é a transformação desses alimentos, gerando muito emprego nas empresas, cooperativas, indústrias e consolidando o Paraná cada vez mais como um grande exportador. Somos o maior produtor de proteína animal do país”, complementou. Em 2024, o Paraná exportou para 210 países, principalmente soja, carnes (frango e suíno), café, madeira, bebidas e derivados.
Para garantir uma evolução crescente no setor, de suma importância para o território paranaense, mas também brasileiro, Ratinho Junior apontou o Fiagro como uma solução viável e fundamental. A função desse projeto é permitir acesso dos produtores a recursos financeiros com juros abaixo do mercado para investir na ampliação e aprimoramento dos negócios. “O Fiagro é a carta de alforria do agricultor, dando independência para ele usar como convier, desde que seja para investimento, como infraestrutura, maquinário”, resumiu o governador. O Fundo de Investimento Agrícola do Paraná (FIDC Agro Paraná) é o primeiro crédito rural criado por um governo estadual no país.
Com o sucesso do Fiagro, Ratinho Junior revelou outra iniciativa também voltada ao acesso de crédito, com modelagem sendo atualmente feita em conjunto com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). “Nós vamos criar o primeiro fundo soberano do Brasil. Teremos dinheiro para ser aplicado dentro do Paraná. A ideia é entrar junto com a iniciativa privada em grandes investimentos para estruturar o Estado”.
Ratinho Junior destacou também a necessidade de a propriedade rural estar cada vez mais mecanizada, para se tornar ainda mais competitiva, falou sobre a importância da implantação dos sistemas de irrigação para aumentar a produtividade e do esforço para o crescimento da energia limpa, por meio de biogás, energia solar, metanol, e pequenas centrais hidrelétricas.

Foto: Jonathan Campos/AEN
Presente ao evento, o secretário das Cidades, Guto Silva, explicou a ligação estreita de sua pasta com o segmento. “O agronegócio está muito vinculado à infraestrutura urbana dos municípios. Nós temos muitos empreendimentos industriais, agroindustriais, frigoríficos, grandes unidades que têm pressionado as cidades também na ampliação da sua infraestrutura urbana: mais habitação, mais creche, mais escola”, comentou.
Já o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, valorizou a realização do encontro na cidade. “Esse evento é fundamental, porque posiciona Londrina como realmente uma das capitais do agro no Brasil. Estamos posicionando a nossa cidade, de fato, como uma das principais cidades e destinos para investimento no agronegócio, principal fonte de investimento hoje do país”, analisou.
Fórum – O Fórum do Agronegócio é um evento anual promovido pela Sociedade Rural do Paraná, com o intuito de reunir toda a cadeia produtiva do setor. A 6ª edição é intitulada “Agro 360: competitivo, sustentável e bem compreendido” e tem a premissa de olhar de modo amplo para o segmento, debatendo caminhos para torná-lo mais competitivo e sustentável.
Composto por quatro painéis e uma palestra magna com a jornalista e especialista em ESG Giuliana Morrone, o encontro visou promover a troca de ideias e a elaboração de soluções para os desafios de um mundo em transformação. Se propôs ainda a ser um espaço de diálogo estratégico que conecta lideranças e estimula a inovação, contribuindo para o fortalecimento do setor.