Evento segue até o dia 13 na sede da SPDC, celebrando a amizade entre os dois povos com culinária, música, dança e artesanato
Cibele Chacon
Da Redação
Na última quinta-feira (4), a sede da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC) se vestiu de cores, sons e memórias para a abertura do 28º Festival da Primavera, que se estende até o dia 13 de setembro. Neste ano, a festa ganhou um significado especial: celebrar os 130 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, marco histórico que plantou raízes profundas de afeto e parceria entre as duas nações. O tema escolhido não poderia ser mais simbólico: “Kizuna, a flor da amizade Brasil–Japão”.
A presidente da SPDC, Jeanne Maria Fujii Kato, recebeu o público com emoção visível, deixando transparecer na voz o peso histórico e afetivo da data:
“Com imensa satisfação que nós abrimos esse 28º Festival da Primavera da SPDC. E dizer para vocês que esse ano é um ano muito especial. É um ano em que nós comemoramos 130 anos de parceria do tratado de amizade entre o Brasil e o Japão. Esse tratado de amizade fez com que há 117 anos atrás viesse o primeiro navio com os imigrantes ao Brasil. Essa data pra nós é bastante importante e nos foi pedido pelo Consulado Geral do Japão que nós pudéssemos conscientizar o máximo de pessoas possíveis da importância que é você ter laços de amizade entre o Brasil e o Japão, entre os países em geral.”

Foto: Guto Costa
Para representar esses laços, a organização escolheu um símbolo de rara delicadeza: o Fukinagashi, ornamento colorido de fitas e laços que tremulam ao vento, lembrando que a amizade, assim como as fitas, se mantém firme e bela quando sustentada pelo respeito mútuo. Jeanne destacou que a confecção dos enfeites foi parte de um trabalho educativo com as escolas da cidade e do estado.
“Nós, através da Secretaria da Educação, fizemos uma parceria para levar as crianças do nosso município e do estado um pouco mais de aprofundamento no que eles sabem do que significa essas pessoas de olhinho puxado aqui no nosso Paraná, na cidade Paranavaí. Eles fizeram as pesquisas, eles fizeram as aulas. E lá fora vocês vão ver que tem esses enfeites diferentes, que eles próprios criaram”, disse a presidente.

Foto: Guto Costa
A noite também foi marcada por reflexões. O deputado estadual Dr. Leônidas ressaltou a sabedoria da cultura japonesa como inspiração para o Brasil contemporâneo. “Nós temos que aprender muito com a cultura japonesa. Na educação, na contemplação, na fé, na perseverança de tudo que os japoneses nos ensinaram até hoje, e que, muitas vezes, parece que deixamos de olhar para tudo que essa cultura nos ensina”, disse.
Com apoio da Prefeitura de Paranavaí e do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo, o Festival da Primavera não é apenas um evento. É um mergulho em tradições milenares que florescem na culinária, na música, na dança, no artesanato e nos encontros.
Cada detalhe do festival — dos sabores que aquecem a memória ao som dos taikos que ecoam como batidas de coração — convida a uma viagem entre dois mundos que aprenderam a caminhar lado a lado. Brasil e Japão, unidos pela história e pela amizade, encontram em Paranavaí um palco para reafirmar que as culturas não se somam apenas: elas florescem juntas, como a primavera que dá nome à festa.

Foto: Guto Costa
Até o dia 13, o público poderá viver essa atmosfera poética de integração, em que cada gesto, cada símbolo e cada apresentação celebram a vida e a beleza dos laços que unem povos e gerações.
Confira a programação completa:
Dia 6
19h30 – Grupo Flashback; Kotobuki Taiko; Concurso Cosplay;
Nekyo Matsuri Dance.
Dia 7
17h00 – Bingo; 19h30 – Kotobuki Taiko; Danças japonesas;
Grupo Gakuto de Shamisen; Bon Odori; Nekyo Matsuri Dance.
Dia 8
18h00 – 19h30 – Palestra sobre Empreendedorismo com Bruno Capristo Watanabe; 19h30 – Grupo de Cantoria do SESC
Coral: Vivere • Sicoob • IFPR.
Dia 9
18h00 – 19h30 – Palestra sobre Empreendedorismo com Sérgio Maeoka; 19h30 – Apresentação artística do Instituto Maurício Gehlen; 20h00 – Orquestra Municipal Paranavaí;
Danças e canções japonesas.
Dia 10
18h00 – 19h30 – Palestra sobre Empreendedorismo com Sandro e
Jane Fujizaki; 20h00 – Bingo; 22h00 – Videokê.
Dia 11
19h30 – Conjunto musical da APAE; Concurso K-Pop.
Dia 12
19h30 – Apresentação artística do Colégio Fatecie Max;
Apresentação artística do Colégio Paroquial; Flashback;
Kotobuki Taiko; Nekyo Matsuri Dance.
Dia 13
19h30 – Grupo Flashback; Kotobuki Taiko; Concurso Cosplay;
Nekyo Matsuri Dance.