A Defesa Civil informou que a equipe do Posto de Brigada Comunitária de Nova Londrina foi acionada por volta das 11h30 desta quinta-feira (11) para atuar em um incêndio de grandes proporções na Ilha Óleo Cru, localizada no município de Marilena.
Segundo a corporação, as chamas exigiram atenção imediata devido ao risco de propagação. Na manhã desta sexta-feira (12), as equipes já não estavam mais no local, mas permanece a possibilidade de focos ativos de incêndio na região. O cenário segue sob monitoramento e, caso necessário, novas ações serão realizadas para garantir a segurança dos moradores.
De acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil, não há informações sobre como o fogo começou. “Não é possível combater diretamente o fogo, infelizmente. O que é feito, é orientar todos os moradores e realizar aceiros ao redor de residências”.
A Ilha Óleo Cru, que abrange áreas entre Marilena e São Pedro do Paraná, passou por outro episódio grave em julho de 2024. Na ocasião, um incêndio devastador destruiu aproximadamente 80% da ilha, com duração superior a 24 horas e atingindo cerca de 280 hectares de vegetação. A ocorrência mobilizou 10 bombeiros e agentes da Defesa Civil, que atuaram intensamente para controlar as chamas.
Com a lembrança recente do impacto ambiental causado no ano passado, a Defesa Civil reforça a necessidade de atenção redobrada. A prioridade é evitar novos danos à biodiversidade local e preservar a segurança da população ribeirinha.