O Sesc Paranavaí está realizando os Jogos das Apaes, competição que integra a Paracopa do Sesc, projeto estadual voltado ao paradesporto. O evento reúne mais de 700 atletas de 19 municípios, com disputas em modalidades adaptadas e foco na inclusão, socialização e valorização de talentos.
O gerente do Sesc Paranavaí, Marcos Scoz, destacou o impacto da iniciativa. “O sucesso dos Jogos das Apaes foi tão grande que agora o evento faz parte da Paracopa, ampliando investimentos, visibilidade e estrutura. Muitos atletas conquistam aqui a primeira medalha da vida, porque até então não tinham essa oportunidade. É um momento de inclusão, mas também de integração com escolas de mais de 19 cidades.”

(Foto: Ivan Fuquini)
As disputas serão em sete modalidades: futsal, revezamento de travesseirinho, revezamento bastão, corrida do saco, tiro ao alvo, boliche e bocha paralímpica. As atividades dos jogos estão concretadas no Centro Esportivo do Sesc Paranavaí e Ginásio Antônio Lacerda Braga (Lacerdinha).
Para os professores, o evento é resultado de um trabalho contínuo. Paulo Henrique Borsatto dos Santos, treinadora da equipe de futsal da Apae de Querência do Norte, Ezoldina Schueroff , explicou que os alunos se preparam em diferentes competições ao longo do ano.

(Foto: Ivan Fuquini)
“Nossa equipe foi campeã da fase regional e da macrorregional dos Jogos Escolares e ficou entre as quatro melhores do Paraná. O maior incentivo é a inclusão, mas eles também querem competir, ganhar e serem reconhecidos. Temos atletas que vão disputar a Olimpíada Nacional das Apaes, em Brasília, e as Paralimpíadas Escolares em São Paulo.”
Entre os atletas, o sentimento é de orgulho e superação. O competidor Carlos Felipe de Souza Moreira, que disputa o futsal, contou sobre a experiência de participar dos torneios.

(Foto: Ivan Fuquini)
“A gente vai evoluindo e colocando em prática o que o professor ensina. O que eu mais gosto é de participar, conhecer pessoas novas e fazer amizades. Aqui mostramos que não tem diferença nenhuma: somos iguais a todos.”
Com estrutura ampliada, incluindo alimentação gratuita para os atletas e apoio de garçons para auxiliar quem precisa, os Jogos das Apaes em Paranavaí consolidam-se como referência em esporte inclusivo e prometem crescer ainda mais nos próximos anos.

(Foto: Ercik Vander)