No próximo sábado (13), 35 declamadores sobem ao palco da Praça dos Pioneiros, em Paranavaí, para participar da Audição Pública de avaliação de mérito da modalidade Declamação do 60º Femup. A etapa, denominada 32º Festival Zé Maria de Declamação, é aberta ao público e terá início às 19h.
Os participantes se inscreveram por meio do Edital de Chamamento Público nº 01/2025 – 60º Femup, cuja Ata nº 01/2025, com as inscrições habilitadas, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 14 de agosto de 2025.
O Festival Zé Maria é realizado no formato de Audição Pública, previsto no edital como requisito para a modalidade Declamação do Femup. Nesta edição, os textos escolhidos para interpretação são poesias presentes nas antologias do Festival, que contemplam o período de 1966 a 2023.
A Declamação tem papel fundamental na história do Femup, estando presente desde a primeira edição. A interpretação das poesias mantém vivas as memórias e emoções que marcaram o Festival ao longo dos anos. Já a forma de seleção dos declamadores, por meio do Zé Maria de Declamação, também consolidou sua própria trajetória, chegando agora à 32ª edição.
“O Festival Zé Maria celebra não apenas a poesia, mas também a trajetória de gerações que mantêm viva a essência do Femup”, comenta Rafael Torrente, Diretor Presidente da Fundação Cultural.