Repleto de novidades em 2025, o Festival da Primavera de Paranavaí, realizado pela Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC), superou as expectativas da organização. Ao longo dos 10 dias de festa, que se encerrou no último sábado (13), mais de 25 mil pessoas passaram pela sede do SPDC para prestigiar o evento que celebra a comunidade japonesa do município.
Para a presidente da SPDC, Jeanne Maria Fujii Kato, o sucesso do evento se deve a vários investimentos realizados pelo clube para angariar parcerias de órgãos públicos e empresas privadas, objetivando agregar diferenciais à festa.
Um dos principais parceiros foi a Prefeitura de Paranavaí, por meio da Secretaria de Educação do município. A união deu origem a um concurso cultural para produção de fukinagashis, coloridos enfeites japoneses que ajudaram a decorar o festival. “As comemorações dos 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão nos incentivou a novas parcerias, que resultaram em um verdadeiro laço de amizade e participação. Nossa decoração tomou outra forma e aumentou a participação em nosso festival”, avalia Jeanne.

Foto: Ivan Fuquini
A melhora na estrutura do evento, com a compra de mesas e cadeiras para acomodar mais confortavelmente os visitantes, também fez diferença para que o público saísse satisfeito, considera. “A visitação foi maior e, com certeza, os resultados serão consequência disto. Foi incrível em todos os sentidos. Imagino que quem passou ficou feliz demais”, afirma.
O Festival da Primavera é um dos eventos promovidos pela SPDC que ajudam na manutenção do clube. Os recursos arrecadados com a festa vão custear melhorias na sede da associação.
Entre os planos da diretoria estão a construção de um centro de treinamento de taiko, novas quadras de gateball e uma cozinha ampliada para atender a demanda do público. “Queremos fortalecer cada vez mais as práticas culturais e esportivas, mantendo viva a herança japonesa e abrindo espaço para novas gerações”, destaca Jeanne.