Investimento de R$ 80 mil vai ampliar a separação de resíduos, melhorar o trabalho dos catadores e deixar a cidade mais limpa
Cibele Chacon
Da Redação
Paraíso do Norte acaba de dar um passo importante na gestão de resíduos sólidos. O município recebeu contêineres para a coleta seletiva em dois modelos e cores diferentes: os verdes, destinados aos recicláveis, e os pretos, para orgânicos. O investimento total foi de R$ 80 mil, segundo a prefeitura.

De acordo com o prefeito Beto Vizzotto, serão instaladas 42 unidades de cada cor em pontos estratégicos da cidade, especialmente em avenidas, escolas, mercados e outros locais de grande geração de resíduos. Nos bairros e residências, o sistema de Bags para os recicláveis continuará em funcionamento. “Isso vai melhorar a separação do lixo orgânico e reciclável, principalmente no comércio e entre os grandes geradores”, explicou.
Além da chegada dos contêineres, a coleta seletiva do município também passa por um processo de fortalecimento. Paraíso do Norte está recebendo um novo espaço mais amplo para a associação de catadores, que ganhou também dois caminhões, esteira de separação, prensa e outros equipamentos por meio de parceria com a Itaipu Binacional. A associação contará ainda com assistência técnica para melhorar os processos.
Segundo o prefeito, os benefícios vão além da organização da coleta. “Com os contêineres, queremos melhorar o rendimento do trabalho dos catadores, deixar ruas e avenidas mais limpas, evitar que animais espalhem o lixo das lixeiras tradicionais e incentivar a população a separar melhor o resíduo reciclável.”
Vizzotto destaca ainda o impacto ambiental da medida: “A reciclagem correta é fundamental para valorizar o trabalho dos catadores, poupar a natureza de resíduos indesejáveis e reduzir o uso de matérias-primas novas, como plástico e vidro.”