O Governo do Estado vai distribuir 21.165 mudas de espécies nativas em ações ambientais coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT) em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no domingo (21). A área regenerada a partir do plantio das árvores será de 35 hectares, o equivalente a 40 campos de futebol. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (17), com a recuperação de uma nascente e de mata ciliar em Santa Fé, na região Noroeste, e vão se estender até a quinta-feira (25), em diferentes pontos do Paraná.
A programação inclui ainda operações de educação ambiental, com destaque para palestras em escolas da rede pública, e as coletas de resíduos sólidos descartados irregularmente, sucata eletrônica e óleo de cozinha. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
“Isso é muito importante, especialmente nos dias atuais, de enfrentamento à mudança climática. A árvore que vem a se desenvolver a partir dessas mudas doadas faz com que esse ciclo de estoque de carbono no solo, de ciclagem de nutrientes, o ciclo da água, seja intensificado, para devolver o equilíbrio para o ambiente a partir da árvore”, afirma o engenheiro florestal do IAT, Alexandre Mastella.
As árvores que abastecem o projeto são cultivadas em 19 viveiros florestais e em dois laboratórios de sementes administrados pelo órgão ambiental. Ao todo, o órgão produz uma variedade mais de 160 espécies nativas, parte delas ameaçadas de extinção. Entre as mudas que serão doadas nesta semana estão araucária, ipê-amarelo, açoita-cavalo, araçá, pitangueira e cerejeira-do-mato.
Gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik explica que o objetivo do programa, incluindo as ações da Semana da Árvore, é despertar a consciência ambiental e aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social, por meio da
Os viveiros administrados pelo Instituto Água e Terra estão localizados em Paranavaí e outras 18 cidades paranaenses.